Autora: Maria Luisa Coelho.Entende-se por automação comercial os métodos e ferramentas tecnológicas que facilitam a gestão do seu negócio. Por exemplo, o uso do Leitor de Código de Barras em seu estabelecimento. O equipamento facilita a catalogação dos seus produtos, auxilia nos procedimentos de compra e venda e impede que você ofereça determinada mercadoria com o preço e referência de outra.
A implantação desse sistema que inclui: A compra de equipamentos mais modernos, a substituição de procedimentos manuais e a utilização de ferramentas de controle do negócio, é essencial para auxiliar nas tomadas de decisão, no controle financeiro, no relacionamento com os clientes e na gestão de estoque de um estabelecimento.
Veja, a seguir, algumas vantagens de se investir em automação comercial:
Controle rígido do faturamento:
O controle de faturamento do seu negócio está diretamente atrelado as tomadas de decisões. Sem dinheiro no caixa, não tem como pagar os funcionários e fornecedores, por exemplo. O que nos leva de volta a automação comercial, processo necessário para que você possa entender aonde está errando na gestão do seu negócio.
Será que foi no produto selecionado para vender? O mau atendimento aos clientes? Os preços não estariam altos demais para a clientela? E os seus funcionários? Estão gerindo bem o caixa do seu estabelecimento?
Essas respostas são facilmente encontradas e analisadas na hora de mensurar a sua automação comercial.
Controle de estoque:
Muitos estabelecimentos controlam seu estoque em um caderno de anotações específico, que está sujeito ao erro humano. Os códigos e referências numéricas estipuladas para cada produto vendido são muitas vezes extensos e complicados de memorizar. É preciso estar sempre muito atento para não errar, o que demanda tempo.
Ao automatizar seu estabelecimento com um leitor de código de barras, por exemplo, você estará diminuindo o tempo do seu funcionário com essa atividade, permitindo que o mesmo dedique-se a outros assuntos internos, que o processo de venda e estocagem seja mais simples e sem possibilidade de falhas.
Segurança:
A automação comercial, além de oferecer para o dono do negócio um cadastro seguro de informações de clientes, produtos e serviços, proporciona também sigilo para todos os seus dados financeiros, comerciais e contábeis.
Prospecção de novos clientes e controle dos já existentes:
Para a realização de novas ações promocionais é preciso planejamento. Existem programas e softwares criados especialmente para guardar informações de clientes, que trabalham em consonância com a área de comunicação da empresa, presente antes, durante e depois da compra.