Autora: Maria Luisa Coelho.
O segmento de restaurantes é um dos mais fortes da economia nacional e chega a movimentar bilhões anualmente, o que atrai muitos empreendedores. No entanto, o sonho de abrir um restaurante vai muito além do glamour. Cuidar desse tipo de negócio não é nada fácil e exige muita dedicação e paciência.
Para te ajudar nessa empreitada, separamos algumas dicas para investir no setor.
1 – Prepare o terreno:
É preciso saber muito sobre o mercado que você está investindo. Ter um perfil empreendedor voltado para o setor de alimentação também é muito importante. Apenas a paixão pela cozinha não é suficiente para levar um negócio adiante, para isso, é preciso saber cuidar da empresa em todos os seus âmbitos.
2 – Burocracia:
Para começar, é preciso criar sua própria empresa. Sem CNPJ, por exemplo, não é possível emitir notas fiscais e trabalhar dentro das leis! Além disso, restaurantes e bares obedecem regulações ainda mais rígidas, que lojas em geral, como as regras da vigilância sanitária, que devem ser prioridade e seguidas a risca!
3 – Saiba onde vai abrir:
Você precisa conhecer bem a localização de onde irá abrir seu restaurante. Parte do planejamento inclui analisar o ambiente e entender o comportamento de quem frequenta a rua ou bairro em que você está planejando montar seu novo estabelecimento. O ponto comercial é também crucial para definir seu público-alvo. Se você já o conhece por completo, procure locais cuja demanda dos mesmos não esteja sendo atendida.
4 – Fique de olho na concorrência:
Na sua rua ou bairro pode haver restaurantes do mesmo segmento do seu. É preciso conhecê- los mais a fundo, de modo a analisar seu cardápio, seus preços e seu atendimento. Afinal, seu novo estabelecimento precisa ser melhor do que a concorrência.
5 – Marketing é essencial:
O marketing é essencial para promover o seu negócio. Se bem feito, ele impulsiona muito bem o faturamento do seu estabelecimento. Manter suas redes sociais ativas diariamente, criar sorteios, oferecer um cartão fidelidade, fazer propagandas com flyers pelo bairro, ter um menu apresentável e um ponto de venda que chame atenção são exemplos de ações que ajudarão você a melhorar a apresentação do seu restaurante e satisfazer os seus clientes.
6 – Controle de estoque:
Hoje, existem ferramentas de automação comercial que facilitam esse processo. Controlar a entrada e saída de produtos, além de seus valores é essencial para que um restaurante funcione de maneira adequada. O cuidado com o prazo de validade dos alimentos também deve ser sempre supervisionado. Afinal, boa parte dos produtos só podem ser consumidos em um curto espaço de tempo. Vender produtos estragados pode acarretar muitos problemas para a imagem do restaurante, além de prejuízo financeiro.
7 – Contratação de funcionários:
Também é preciso ficar de olho em quem se contrata para trabalhar em seu estabelecimentos. Cozinheiros e garçons com ótimas experiências anteriores e cartas de recomendações invejáveis são o segredo para não ter muitos problemas com seus clientes. Afinal, a comida e o atendimento são a porta de entrada do seu estabelecimento.
8 – O cardápio é prioridade:
Procure encontrar produtos com preços ótimos para os seus clientes e ao mesmo tempo rentáveis para o seu restaurante. Fique de olho nos alimentos da estação. E não esqueça, que não é só o paladar do chef que importa. É preciso lembrar, que o cliente é quem deve gostar das opções sugeridas no seu menu.
9 – Cuidado com as despesas extras:
É preciso administrar muito bem seu negócio. Para isso, busque ferramentas de automação que te ajudem a geri-lo sem muitos problemas. Afinal, não é só o cardápio, o atendimento e o ambiente que importam. Se a conta no fim do mês não fechar, não há como abrir as portas no dia seguinte. Fique de olho nos gastos e custos mensais!