Autora: Maria Luisa Coelho.
A experiência do cliente no seu estabelecimento, independente do setor ou segmento que ele esteja presente, é um dos pontos que os consumidores mais lembram depois que saem de lá. É o talento da equipe de atendimento que define se o serviço prestado é bom ou ruim, só assim, o comprador vai sentir credibilidade no seu negócio e ira indicá-lo para outros conhecidos.
Para melhorar seu atendimento é preciso estar atento a novas oportunidades. Veja, a seguir, algumas dicas:
1. Saiba quem é seu público
Conheça seu consumidor para além de um estudo sobre seu público. Crie personas, ou seja personagens, que representem os diferentes segmentos que você atende. Desse modo, você irá conhecer de maneira ainda mais minuciosa com quem está falando e oferecerá um melhor atendimento. Trate-o de maneira personalizada e única. Os consumidores não ficam satisfeitos ao conversar com pessoas, que já tem seus textos prontos na ponta da língua.
2. Foque na satisfação do cliente
O atendimento deve ser dinâmico e focado em uma solução rápida. O cliente deseja agilidade e não vai esperar mais de dez minutos ao telefone esperando uma resposta. Treine sua equipe para que ela esteja preparada para se comunicar de forma rápida, prática e eficiente.
3. Conheça bem o produto/serviço que você vende
Sua equipe de atendimento precisa ter conhecimento suficiente para responder qualquer pergunta proposta pelo consumidor. Na hora da conversa, seu funcionário precisa saber informações que vão desde os processos internos a qualidade dos produtos e serviços vendidos.
4. Dedique seu tempo ao cliente
É preciso ouvir tudo o que o cliente tem para dizer. Deixe-o contar toda a experiência que ele teve ao adquirir seu produto ou serviço. Dedicar-se a ele significa mostrar que você está entendendo e que deseja, assim como ele, solucionar o problema em questão.
5. Mantenha sempre a calma
Seja paciente sempre. Nem sempre, os seus consumidores entrarão em contato com você para elogiar seu produto, serviço ou atendimento. A insatisfação as vezes faz com que as pessoas percam o humor e não sejam muito educadas.
6. Utilize a melhor linguagem com ele
Aquelas típicas conversas de telemarketing não funcionam mais. Você pode criar um padrão de atendimento, mas lembre-se de ser assertivo com seu público-alvo usando palavras e expressões do seu cotidiano.
[/bt_bb_text][bt_bb_separator top_spacing=”normal” bottom_spacing=”normal” border_style=”none” border_width=”” responsive=”” publish_datetime=”” expiry_datetime=”” el_id=”” el_class=”” el_style=””][/bt_bb_separator][bt_bb_separator top_spacing=”normal” bottom_spacing=”normal” border_style=”none” border_width=”” responsive=”” publish_datetime=”” expiry_datetime=”” el_id=”” el_class=”” el_style=””][/bt_bb_separator][/bt_bb_column_inner][/bt_bb_row_inner][/bt_bb_column][/bt_bb_row][/bt_bb_section][bt_bb_section layout=”boxed_1200″][bt_bb_row][bt_bb_column width=”1/1″][bt_bb_row_inner][bt_bb_column_inner width=”1/3″][bt_bb_text]