InovaçãoVocê conhece as tecnologias do futuro?

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Internet-das-coisas-1280x853.jpg

Autor: Rafael Blanchard.

 

Muitos termos estão surgindo no dia a dia das pessoas ligadas à tecnologia e muitas ainda não são claras ou não fazem muito sentido. Este conteúdo irá tratar dos principais termos usados no dia a dia das empresas “futurísticas” e qual será seu impacto no mercado.

Internet das coisas (IOT)
A internet das coisas, da sigla em inglês IOT (Internet of Things) está sendo usada cada vez mais e incitando os empresários demonstrando ser uma poderosa ferramenta para diversos setores do mercado.
Hoje em dia, sabemos que os computadores e celulares se conectam à internet para alcançar e transmitir informações em tempo real, assim como compartilhar dados. Agora, imagina, além do seu computador e celular se comunicando, se sua geladeira, fogão e até mesmo sua torradeira pudessem enviar informações para o seu celular, por exemplo.
A internet das coisas nada mais é do que a interação dos objetos através da internet ou outros meios de comunicação virtual.
No mundo empresarial, essa tecnologia vem sendo cada vez mais usada para analisar o comportamento de clientes, por exemplo, para oferecer uma melhor experiência de consumo. Um exemplo na prática? Que tal você observar uma série de relógios através de uma vitrine equipada com essa tecnologia, na qual teria uma câmera embutida analisando as expressões faciais das pessoas conforme olham para os objetos. O empresário saberia exatamente qual o relógio favorito dos seus clientes e qual não aparenta ser “amigável”.

Um outro exemplo?

Sensores espalhados dentro de um estabelecimento com sensores de calor que analisam onde há maior concentração de pessoas em cada momento do dia. Isso permitiria saber, por exemplo, qual o setor preferido dos clientes ou onde passam mais tempo quando visitam sua loja.
Com essa tecnologia avançando cada vez mais e aperfeiçoando os métodos de análise de comportamento de clientes, suas idas às lojas físicas trará toda vez uma experiência nova.

Inteligência artificial
O que adiantaria ter milhares de informações trazidas pela tecnologia IOT se não tivesse uma inteligência por trás para processar esses dados e saber qual decisão deve ser tomada? Sabemos que o cérebro humano é uma poderosíssima ferramenta, mas sabemos também que tem seus limites.
A Inteligência Artificial, ou IA, da sigla em inglês AI (Artificial Intelligence), se trata de uma inteligência virtual capaz de processar milhões de informações por segundo para apresentar resultados sobre análise de dados. Um grande desafio que vem sendo alcançado com essa tecnologia é fazer com que as máquinas adquiram conhecimento de acordo com o comportamento humano.

Vamos conhecer na prática?

Um exemplo visto cada vez mais se trata das assistentes pessoais. Geralmente com nomes femininos (Exemplo: Cortana do Windows e Carol da TOTVS) aprendem sobre os gostos e interesses de seus usuários para apresentar resultados cada vez mais eficazes.
Chatbots também entram nessa classificação, empresas que prestam algum tipo de suporte estão desenvolvendo suas assistentes virtuais que podem responder perguntas de usuários 7 dias por semana durante as 24 horas do dia sem se cansar. Além de reduzir consideráveis custos para a empresa, a plataforma aprende logicamente conforme as demandas e apresenta relatórios diversos relacionados.
Essas soluções estão cada vez mais sendo aprovadas pelo consumidores que, em alguns casos, até acham que realmente estão falando com uma pessoa de verdade.
Vou contar uma experiência que tive recentemente. Certo dia, durante meu horário de trabalho, recebi uma ligação de um número que não conhecia. Atendi normalmente e uma voz feminina iniciou uma conversa para apresentação de um novo produto. Respondi informando que não poderia atender no momento, pois estava em uma reunião, e a voz me questionou qual o horário mais adequado para retornar, informei que seria após meu expediente e, no ponto de encerrar a ligação, percebi que estava conversando com um robô pela forma como a despedida foi dita (se entregou na despedida). Um sistema quase perfeito que foi capaz de me “enganar” por pela menos 1 minuto e meio antes que eu percebesse a verdade por um detalhe que facilmente passaria despercebido.
Quando se fala em inteligência artificial logo se imagina robôs andando pela rua e assumindo o lugar de pessoas e, na verdade, é quase o que já está acontecendo, só ainda não assumiram a fisionomia humana.

Indústria 4.0
Para finalizar nosso artigo, vamos abordar um termo ainda não muito comentado no Brasil, mas que já pode ser visto em alguns países mais desenvolvidos. Sabemos que o ser humano já passou por 3 revoluções industriais, sendo elas:
1° revolução: A chegada das máquinas a vapor conquistaram a sociedade por serem capazes de realizar trabalhos impensáveis pelo ser humano ou animais, como o transporte de grandes volumes por longas distâncias.
2° revolução: Muito conhecida pelo Fordismo que ensinou ao mundo uma nova forma de trabalhar para aumentar a produtividade das industriais.
3° revolução: Um pouco mais dissolvida, trata da automação na qual processos passaram a ser cada vez mais automatizados com máquinas e robôs que conseguem realizar mais tarefas do que o ser humano com mais precisão.
E agora entrando na 4° revolução, que trata agora do autônomo e da personificação para os consumidores.
A indústria 4.0 está sendo necessária para atender à uma população cada vez mais exigente na escolha de produtos com a personificação de itens direto nas indústrias.
Com a internet das coisas analisando o comportamento dos clientes e com a inteligência artificial processando as informações, tem-se em mãos exatamente o que os clientes esperam das empresas, só falta produzir. É para isso que está chegando a nova indústria.
No Brasil, apenas 1% das indústrias, atualmente, se beneficiam desse tipo de inovação. Enquanto que, na Alemanha, por exemplo, líder no desenvolvimento da indústria 4.0, onde 40% da indústria do país já está na quarta geração, as fábricas trazem cada vez mais itens personalizados aos seus clientes.
Estamos chegando numa era onde as empresas saberão exatamente o que você procura e te apresentarão produtos totalmente personalizados fabricados por máquinas inteligentes e trazido até você por soluções autônomas em um tempo recorde.

E ai, isso te assusta?

Gostou de nosso conteúdo?

Quer receber no seu email?

Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá!
Podemos ajudá-lo?