Sem categoriaPor que realizar manutenção preventiva?

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2018/06/dll-automacao-manutencao-preventiva-1280x867.jpg

Autor: Rafael Blanchard.

 

Uma pergunta que muitos se fazem e, em boa parte dos casos, acreditam que não tem necessidade é: “Devo contratar o serviço de manutenção preventiva?”.

A informação não parece clara quando se diz em manutenção preventiva, mas vamos tentar esclarecer isso e trazer suas vantagens.

Em nosso mundo moderno, os papéis vão sendo cada vez mais substituídos pelos equipamentos e softwares, por permitirem efetuar tarefas complexas e armazenar informações com o mínimo de espaço possível. Além disso, buscar algum dado torna-se muito mais fácil em um computador ao invés de folhear papéis em caixas antigas.
Com essa dependência mais abundante dos equipamentos, um computador, por exemplo, não pode parar de funcionar! Isso poderia interromper a produtividade de um usuário e o tempo para reparo pode se estender por vários dias. Como prever uma falha?

Manutenção preventiva. E do que se trata exatamente?

1 – Limpeza
Como todo bem que se queira preservar, a limpeza é essencial e precisa ser feita regularmente. Equipamentos costumam acumular poeira com muita facilidade e, estando acumulada, pode prejudicar o funcionamento do equipamento. Ainda não acredita? Vamos lá!

Sabemos que um computador possui várias peças, certo? Esses componentes, quando trabalham, possuem circuitos que aquecem cada vez mais conforme a exigência. Até aqui ok! Para não superaquecer, o computador, na maioria dos casos, precisa de ventilação, gerada por “coolers”, que são ventoinhas geralmente sobre o processador e pelo gabinete. Agora, imagina quando esses coolers acumulam poeira, ou quando as paredes do gabinete que possuem pequenas aberturas são tampadas pela sujeira? A ventilação não será mais tão eficiente, os componentes irão aquecer e sabe qual o resultado disso?

Um computador lento que, a qualquer momento, pode parar de funcionar. Ou seja, limpar um equipamento pode, sim, prevenir um mal funcionamento e até mesmo uma pane! Cada equipamento precisa de uma atenção quanto a isso. São recomendados técnicos especializados para cada tipo de equipamento, pois precauções precisam ser tomadas mesmo para uma simples limpeza.

2 – Análise de desempenho
Verificar o funcionamento de um equipamento é essencial para identificar se está apresentando algum comportamento fora do comum. Muitas vezes, o usuário pode estar usando o equipamento todos os dias e não irá perceber um detalhe que pode ser a ponta de um iceberg. Vamos ao exemplo!

Uma impressora térmica, que não possui tinta, realiza impressão aquecendo a bobina. Quando a cabeça térmica, peça responsável pelo aquecimento do papel, começa a ter problemas, a impressão começa a vir cada vez menos densa até que, a qualquer momento, pode parar de funcionar. Por você, usuário, imprimir cupons todos os dias, não irá perceber uma leve mudança na tonalidade da escrita na bobina, mas se começar a sair tudo em branco saberá que apresentou defeito.

Se atentar no desempenho de um equipamento é essencial para saber se alguma de suas peças está prestes a dar defeito. Percepções físicas, sonoras e olfativas precisam de uma atenção, senão um caixa, por exemplo, pode parar quando a loja estiver cheia.

3 – Testes
Diferente da percepção do desempenho citado anteriormente, os testes são usados para forçar o equipamento até seu limite para que, no dia que realmente precisar, as coisas não voarem pelos ares. Quer saber em qual situação? Vamos lá!
Um nobreak é um equipamento usado para regular a tensão antes de levar aos demais equipamentos e, em caso de queda de energia, manter os dispositivos conectados a ele funcionando por algum tempo para evitar desligamentos inesperados, que são as maiores causas de defeitos, segundo nossa equipe técnica. Se, no dia da queda de luz, o nobreak não estiver 100%, um ou vários equipamentos podem ser prejudicados.

Ah, testar um nobreak é fácil, basta colocar um equipamento em cada tomada e cortar a energia dele observando se um equipamento irá desligar.

Primeiramente, se alguma tomada estiver ruim, corre o risco de danificar o equipamento conectado, segundo, você provavelmente irá interromper a energia por alguns segundos, mas se a bateria não estiver perfeita, poderá não segurar o tempo total que realmente precisaria e, no dia que realmente precisar, poderá te deixar na mão antes da hora.

Realizar testes eficientes com as devidas ferramentas permitirão saber se o equipamento está pronto para imprevistos e profissionais saberão, por exemplo, testar um nobreak sem esperar todo o tempo que ele realmente deveria sustentar seus equipamentos.

4 – Análise minuciosa
Para nosso último argumento, reservamos o mais complexas, mas que pode prevenir uma falha catastrófica. Analisar minuciosamente cada peça de um equipamento permite saber se alguma delas apresenta um desgaste fora das recomendações e que, se quebrar, poderá levar à perda total (PT). Vamos ao exemplo!
Um leitor de códigos de barras é usado, num estabelecimento, para realizar a leitura de códigos que permitem a identificação de um objeto. Na maioria das vezes, leitores possuem peças sensíveis e que, em caso de queda, por exemplo, podem se desregular não apresentando efeito imediato. Até que, um belo dia, no meio de uma venda, pode acabar parando, interferindo diretamente na agilidade da operação.
Isso pode ser prevenido observando com muita atenção se alguma das peças sofreu algum dano com uma situação inesperada (queda, por exemplo). Conhecer o estado normal das peças para diferenciar quando estiverem diferentes é fundamental nesta análise.

Um equipamento pode parecer imprevisível, mas se for olhado para ele atenciosamente, poderá constatar que ele avisa antes de dar problema. Como o ser humano, antes de ficar resfriado, apresentará sinais que um médico experiente consegue perceber e pode prevenir ao invés de remediar.
Atenção! Para realizar os procedimentos citados acima em equipamentos eletrônicos e mecânicos, é preciso ter entendimento e conhecer profundamente seus componentes. Se você é experiente, sempre se atente às recomendações do fabricante e suas orientações para realizar testes. Se você preferir não mexer, contrate um profissional especializado para fazer a manutenção preventiva dos seus equipamentos.

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá!
Podemos ajudá-lo?