Autora: Maria Luisa Coelho.
Na hora de cuidar de um restaurante, é preciso saber geri-lo de modo a evitar perdas. É preciso ter controle sobre tudo que se compra e tudo que se consome, ter funcionários treinados para lidar não só com a cozinha, mas também com os clientes, contar um um sistema de gerenciamento que saiba controlar exatamente tudo que entra e que sai do estabelecimento de modo a evitar contas no vermelho etc.
Para te ajudar na empreitada que é abrir e gerir um negócio no setor alimentício, separamos algumas dicas infalíveis para que você possa controlar melhor seu estabelecimento. Confira:
1 – Tenha um bom software de gestão:
Um bom software de gestão vai conseguir controlar financeiramente e de maneira completa, o seu restaurante. Através dele, você poderá ter controle maior sobre tudo que é pedido, entregue e pago em seu restaurante, além do controle de estoque e de funcionários.
2 – Esteja sempre atento ao volume de pedidos do seu restaurante:
O menu é a principal atração do seu restaurante. Fique de olho nos pedidos e no que é normalmente mais consumido no ambiente. É muito chato ter que dizer ao cliente que você não possui tal prato para servir porque um dos ingredientes estão em falta.
Sem contar, que a entrega correta, o tempo e a apresentação também são quesitos valiosíssimos para que o cliente volte outra vez ao seu restaurante
3 – Faça um controle de estoque diário:
O controle de estoque evita que alimentos de consumo diário sejam desperdiçados em seu restaurante. Fique de olho nas datas de validade, quantidade de produtos comprados e prioridade de utilização dos mesmos.
4 – Tenha funcionários empenhados e capacitados para lidar com qualquer adversidade:
Você deve contar com uma equipe de funcionários bem capacitada para lidar não só com a comunicação interna, mas também externa.
O trabalho em equipe é fundamental para que haja uma boa sinergia no ambiente e consequentemente, uma boa entrega ao cliente final. O cuidado com o atendimento e a produção e entrega do prato são essenciais para um serviço de primeira qualidade.