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Autora: Maria Luisa Coelho.
Para quem vende presentes de Natal, a data comemorativa chega muito antes do dia 25. Por isso, é preciso preparar muito bem e com antecedência seu ponto de venda para uma das datas mais movimentadas do ano no setor do varejo. Comece se colocando no lugar do cliente e pergunte: por que devo comprar neste estabelecimento?
Feito esse questionamento, várias respostas aparecerão em sua mente, principalmente relacionadas ao seu ponto de venda, considerado um dos fatores mais relevantes para atrair o cliente para dentro do seu estabelecimento. Em que você pode investir para que seu
PDV para que esse primeiro contato reverta em vendas?
Abaixo, você pode confere a resposta dessa última pergunta:
- Entenda o comportamento de consumo dos seus clientes: Saiba quais produtos são mais vendidos neste período do ano, quais ficam mais parados em estoque e análise, qual o perfil do comprador e quais as formas de pagamento mais utilizadas.
- Baseie-se nas vendas feitas no mesmo período em anos anteriores para saber quais e quantos produtos devem ser vendidos esse ano.
- Se possível, faça uso de cupons de desconto, promoções e formas diferenciadas de pagamento para atrair os clientes.
- Invista em internet e mídias sociais como ferramenta de venda e divulgação. Compartilhe suas ações de marketing não só no ponto de venda, mas também através do Facebook, Instagram e Email Marketing.
- Treine e capacite seus funcionários para que a loja tenha uma boa sinergia com seus clientes. Preocupe-se não só com a aparência, mas também com o modo em que eles vendem seus produtos. O atendimento é importantíssimo para o seu ponto de venda, sendo uma das principais formas de fidelização do consumidor.
- Tenha os preços dos produtos sempre visíveis e disponíveis de forma simples e prática.
- Use a vitrine para mostrar produtos criativos, diferentes e inovadores, que possam chamar ainda mais a atenção do cliente, além, é claro, dos que você precise vender mais.
- Negocie com seus fornecedores os preços, formas de pagamento e prazos de entrega para não perder nenhuma venda.
- Tenha controle sobre seu estoque: o que precisa ser vendido, o que vale a pena comprar mais para não perder venda e o que não vale nem investir nessa época do ano. Lembre-se sempre da rotatividade.
O Natal é uma das datas mais lucrativas do ano. Não deixe a oportunidade passar, ainda mais em um ano de dificuldades no setor varejista.
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