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Autora: Maria Luisa Coelho.
2018 foi um ano de muitas mudanças no setor econômico brasileiro, principalmente no comércio de
varejo. Esperança para que 2019 seja mais produtivo e vantajoso é o que não falta. No entanto, tal palavra não é suficiente. Sabemos que é preciso planejamento para que estejamos preparados para as mudanças do ano que se inicia. Por isso, todos os segmentos da sua empresa precisam estar alinhados, entre finanças, marketing, vendas, pessoas e estratégias.
Lembrando que tudo isso precisa ser pensado antecipadamente. Que tal tirar esse mês de dezembro para se preparar para 2019? Para isso, separamos algumas dicas para começar o próximo ano com o pé direito. Confira:
- Aproveite o fim de ano para fazer um balanceamento das vendas realizadas em 2018 e analisar como elas podem melhorar em 2019. Qual a faixa etária dos seus clientes? Quais produtos foram mais e menos vendidos? Qual o ticket médio por cliente? A ideia aqui é conhecer melhor o seu perfil comprador com objetivo de desenvolver novas estratégias para captá-los e direcionar também parte dos esforços a novos consumidores.
- Conheça bem seus funcionários, separe-os em equipes e defina qual o objetivo de cada uma. Os estimulem através de treinamentos e reuniões a atingir metas e aumentar suas forças de venda. Eles precisam prestar um atendimento de qualidade com disposição de ajudar o consumidor a encontrar o produto que mais lhe agrada. Por isso, é importante que eles conheçam todas as especificações dos produtos. Não esqueça também de identificar um líder para cada grupo.
- Mantenha o ambiente de trabalho atrativo também para os seus colaboradores, pois sua satisfação reflete automaticamente nos seus resultados.
- Realize pesquisas de satisfação para entender melhor o atendimento e como os seus produtos e serviços estão sendo percebidos. Desta maneira, você poderá mapear as falhas e saná-las. O objetivo aqui é melhorar a capacidade de venda dos seus funcioná
- Faça uma reunião com sua equipe de marketing para buscar novas forças através dos canais de venda. Vocês já usam bastante o telefone? Só ligação e SMS ou também fazem uso de WhatsApp? E a internet? Só através das redes sociais ou também marketplaces e e-mail marketing? Que tal uma visita guiada pela sua empresa? Existem diversas formas de atrair novos clientes, basta testá-las e ver quais melhor se adequam ao seu negócio. Invista em canais online!
- Um bom atendimento é primordial no processo de venda. Treine e capacite seus funcionários para que eles possam personalizar o tratamento aos seus consumidores e convertê-lo em venda. Lembrando que a relação não termina com o ato da compra. Muito pelo contrário, ela deve se estender ao suporte pós venda, que deve ser sempre ágil e humanizado de modo a transformar os problemas em soluções.
- Faça uso de artifícios para fidelizar seus clientes, entre ações em datas comemorativas, descontos especiais e sorteios. Surpreender seu cliente pode fazer com que ele adquira seu serviço ou produto quando ele nem pensava que estava precisando.
- Faça ajustes internos não apenas no âmbito físico, mas também no tecnológico. Seus computadores, impressoras fiscais e softwares estão funcionando de maneira assertiva e sem mais problemas? Esse tipo de investimento é essencial para que todo o resto funcione, principalmente o bom atendimento. Afinal, como realiza-lo se seu caixa está mais lento que o normal? Como desenvolver estratégias de marketing para as redes sociais se seu computador não suporta todos os programas?
Inclua essas dicas em seu planejamento e depois conte pra gente o que mudou no dia a dia da sua empresa e quais foram seus ganhos em 2019!
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