Sem categoriaDLL Automação - Prepare sua empresa para 2019

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

2018 foi um ano de muitas mudanças no setor econômico brasileiro, principalmente no comércio de varejo. Esperança para que 2019 seja mais produtivo e vantajoso é o que não falta. No entanto, tal palavra não é suficiente. Sabemos que é preciso planejamento para que estejamos preparados para as mudanças do ano que se inicia. Por isso, todos os segmentos da sua empresa precisam estar alinhados, entre finanças, marketing, vendas, pessoas e estratégias.

Lembrando que tudo isso precisa ser pensado antecipadamente. Que tal tirar esse mês de dezembro para se preparar para 2019? Para isso, separamos algumas dicas para começar o próximo ano com o pé direito. Confira:

  1. Aproveite o fim de ano para fazer um balanceamento das vendas realizadas em 2018 e analisar como elas podem melhorar em 2019. Qual a faixa etária dos seus clientes? Quais produtos foram mais e menos vendidos? Qual o ticket médio por cliente? A ideia aqui é conhecer melhor o seu perfil comprador com objetivo de desenvolver novas estratégias para captá-los e direcionar também parte dos esforços a novos consumidores.
  2. Conheça bem seus funcionários, separe-os em equipes e defina qual o objetivo de cada uma. Os estimulem através de treinamentos e reuniões a atingir metas e aumentar suas forças de venda. Eles precisam prestar um atendimento de qualidade com disposição de ajudar o consumidor a encontrar o produto que mais lhe agrada. Por isso, é importante que eles conheçam todas as especificações dos produtos. Não esqueça também de identificar um líder para cada grupo.
  3. Mantenha o ambiente de trabalho atrativo também para os seus colaboradores, pois sua satisfação reflete automaticamente nos seus resultados.
  4. Realize pesquisas de satisfação para entender melhor o atendimento e como os seus produtos e serviços estão sendo percebidos. Desta maneira, você poderá mapear as falhas e saná-las. O objetivo aqui é melhorar a capacidade de venda dos seus funcioná
  5. Faça uma reunião com sua equipe de marketing para buscar novas forças através dos canais de venda. Vocês já usam bastante o telefone? Só ligação e SMS ou também fazem uso de WhatsApp? E a internet? Só através das redes sociais ou também marketplaces e e-mail marketing? Que tal uma visita guiada pela sua empresa? Existem diversas formas de atrair novos clientes, basta testá-las e ver quais melhor se adequam ao seu negócio. Invista em canais online!
  6. Um bom atendimento é primordial no processo de venda. Treine e capacite seus funcionários para que eles possam personalizar o tratamento aos seus consumidores e convertê-lo em venda. Lembrando que a relação não termina com o ato da compra. Muito pelo contrário, ela deve se estender ao suporte pós venda, que deve ser sempre ágil e humanizado de modo a transformar os problemas em soluções.
  7. Faça uso de artifícios para fidelizar seus clientes, entre ações em datas comemorativas, descontos especiais e sorteios. Surpreender seu cliente pode fazer com que ele adquira seu serviço ou produto quando ele nem pensava que estava precisando.
  8. Faça ajustes internos não apenas no âmbito físico, mas também no tecnológico. Seus computadores, impressoras fiscais e softwares estão funcionando de maneira assertiva e sem mais problemas? Esse tipo de investimento é essencial para que todo o resto funcione, principalmente o bom atendimento. Afinal, como realiza-lo se seu caixa está mais lento que o normal? Como desenvolver estratégias de marketing para as redes sociais se seu computador não suporta todos os programas?

Inclua essas dicas em seu planejamento e depois conte pra gente o que mudou no dia a dia da sua empresa e quais foram seus ganhos em 2019!

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