VarejoDLL Automação - Saiba como fazer uma boa liquidação de início de ano!

Autora: Maria Luisa Coelho.

Depois de uma temporada de vendas natalinas, a dica para manter as vendas aquecidas no início desse novo ano é realizar liquidações. Ofertas exclusivas, programa de fidelização de clientes, cupons de desconto, promoções “dois pelo preço de um” são alguns exemplos de ações que podem estar alinhadas ao planejamento estratégico do seu negócio.

 

A liquidação não é só importante para manter as vendas em alta e consequentemente trazer lucro para sua empresa, mas é também uma oportunidade de atrair novos clientes, reter e fidelizar aqueles que já te conhecem, diminuir o estoque que não foi vendido após o Natal e renová-lo, e vender produtos que estão com data de validade para vencer.

 

De maneira geral, a liquidação no varejo se bem realizada é uma poderosa aliada no processo de vendas. Abaixo, confira algumas dicas para realizar boas promoções para os seus clientes:

  • Escolha uma finalidade para sua promoção de vendas

Escolha um motivo para realizar sua promoção de vendas. O objetivo? Desenvolver em cima dele, metas a serem alcançadas até o fim do projeto. Você está querendo zerar seu estoque? Atrair novos clientes? Fidelizar outros? Divulgar sua marca ou um produto específico?

  • Decida o momento e o tempo de duração da sua liquidação antes de começá-la 

Escolha o momento ideal para lançar sua liquidação. Dependendo da época do ano, a sazonalidade pode significar uma não aceitação do seu produto por parte dos clientes. E acredite, isso não necessariamente tem relação direta com sua qualidade. Depois de definir um momento específico, defina também o seu tempo de duração. Sua liquidação vai durar apenas um dia? Uma semana? Um mês? Clientes tendem a responder bem a promoções de rápidas.

  • Invista em atendimento

Uma boa liquidação irá atrair muitos clientes para o seu estabelecimento. Por isso, é preciso preparar sua equipe para um bom atendimento. Afinal, não é nada fácil trabalhar em uma loja cheia. A dica é evitar que o ambiente movimentado acabe se tornando confuso. Treine sua equipe para lidar com um fluxo grande de pessoas e pense na possibilidade de contratar mão de obra extra, mesmo que temporária.

  • Faça uso das mídias sociais para divulgar suas promoções

Faça uso de ferramentas na internet para divulgação das suas promoções. O objetivo é atingir um maior número de pessoas  desenvolvendo ações diferenciadas para públicos alvo específicos.

  • Calcule sua margem de lucro

Cuidado para não sair financeiramente prejudicado ao realizar sua liquidação. Defina suas margens de lucro antes de começar suas promoções de venda e escolha quais formas de desconto você usará. Todos os seus produtos reduzirão seus preços em cima da mesma porcentagem? Você fará uso de liquidação progressiva? Aumentará os descontos em cima da compra de um maior número de produtos?

  • Confira seu estoque

Realize um inventário para saber exatamente a quantidade de mercadoria existente no seu estoque. Dessa forma, você conseguirá desenvolver estratégias de liquidação diferentes em cima de produtos específicos.

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