VarejoO que é DRE e qual sua importância para as empresas?

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2019/01/writing-336370_1920-1280x853.jpg

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

Se você não trabalha com contabilidade nem cuida da parte financeira da sua empresa, provavelmente nunca ouviu falar em DRE, mas afinal o que é DRE e qual sua importância para as empresas? A sigla, significa Demonstração do Resultado do Exercício, nada mais é do que um relatório que demonstra as operações financeiras realizadas dentro da sua empresa, a exemplo das receitas, despesas, custos e investimentos, com o objetivo de evidenciar o seu lucro ou prejuízo em determinado período de tempo.

Pela lei brasileira, a DRE é obrigatória, deve ser feita anualmente entre os meses de dezembro e janeiro, confeccionada junto ao seu Balanço Patrimonial e fiscalizada por um contador habilitado. Para que você possa ter um maior controle do seu negócio, a dica é realizá-la também mensalmente ou trimensalmente.

Apesar da sua importância legal, a realização da DRE vai muito além dessa exigência. Afinal, ter controle financeiro sobre seu negócio é essencial para que o mesmo se mantenha firme e forte.  Ao utilizá-lo, você poderá confrontar informações, avaliar o desempenho e a saúde financeira da sua empresa para assim, tomar decisões que irão melhorar o seu faturamento.

De acordo com a Lei 6.404/1976, o seu Demonstrativo do Resultado do Exercício deve conter as seguintes informações:

Receita Bruta

– deduções

= receita líquida

– custo da mercadoria vendida

= lucro bruto

– despesas com vendas

– despesas administrativas

– despesas financeiras

= resultado operacional líquido

– despesas extra operacionais

= resultado antes IR e CS

– provisões IR e CS

= resultado líquido

Basicamente, a DRE deve mostrar de forma simples o seu lucro e do que ele é composto, além do prejuízo, caso ele exista. Com essas informações, você como gestor poderá desenhar a situação financeira da sua empresa e à partir daí tomar as decisões cabíveis para que ela lucre mais.

Caso você faça uso de algum software de gestão, o relatório fica pronto ainda mais rapidamente. Lembrando que seu sistema deve estar sempre atualizado com suas informações. Aqui na DLL Automação, contamos com algumas opções de softwares que irão te ajudar e facilitar todo o processo de desenvolvimento da sua DRE.

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá!
Podemos ajudá-lo?