Autora: Maria Luisa Coelho.
Gerir uma empresa não é nada fácil. Além da grande responsabilidade de manter tudo em ordem, é preciso também saber lidar com as instabilidades econômicas e políticas do país em que vivemos. Principalmente em períodos como o que estamos passando, a dica é traçar metas e estratégias para não só aumentar o lucro e reverter a queda das vendas, mas também evitar prejuízos. A gestão e consequente prevenção de perdas é essencial no varejo.
Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo em 2017 concluiu que os varejistas perderam cerca de 2,89% do seu patrimônio líquido no dado ano. Os principais motivos? Roubos, furtos e problemas operacionais e administrativos.
Abaixo, a gente te ajuda a não perder dinheiro! Sabe como? Com a prevenção de perdas!
- Conheça quais os principais motivos que levam sua empresa a ter perdas:
Busque detectar os principais problemas que estão gerando perdas a sua empresa. Seriam problemas com mercadorias vencidas ou danificadas? Furtos e/ou roubos externos e/ou internos? Falta de controle dos processos operacionais? Contagem mal feita do seu estoque? Falta de cuidado na hora de receber produtos dos seus fornecedores e distribuidores? Informações importantes desatualizadas?
- Crie uma equipe para tomar conta do segmento “prevenção de perdas”:
Crie uma equipe para instalar o processo de prevenção de perdas na sua empresa. É ela que irá desenvolver o hábito de cuidar disso em todos os seus outros colaboradores. Aproveite para organizar melhor os segmentos da sua empresa e conhecer seus funcionários.
- Fique atento a logística e armazenamento dos seus produtos:
A prevenção de perdas não é o único processo em cheque por aqui e sim, todo o movimento operacional da sua empresa. Para aumentar o desempenho do seu negócio, a dica é realizar uma análise cruzada de informações e para isso, todos os dados precisam estar atualizados, a exemplo dos estoques, inventários, mercadorias nos pontos de venda, cancelamentos e trocas e etc.
- Monitore a entrada e saída dos seus produtos:
É preciso registrar tudo que entra ou sai da empresa, quais produtos entraram e como eles chegaram, quais estão faltando, quais e quantos saíram e etc. A dica aqui é ter maior controle sobre toda a cadeia logística para evitar a falta de produtos, aumentar o controle de qualidade e certificar que o seu cliente esteja sempre sendo bem atendido.
- Mantenha o estoque organizado:
Aproveite o momento para organizar, catalogar e categorizar o seu estoque. Entenda como funciona a entrada e saída dos seus produtos, confira as validades e os organize da melhor maneira possível. Fique atento também às condições de limpeza, de temperatura e umidade ideais, além de realizar um monitoramento periódico para controle dos equipamentos.
- Fique alerta aos produtos com maior percentual de perda e valor de mercado:
Produtos perecíveis por exemplo, devem ser controlados mais de perto, já que possuem validade e facilidade em serem afetados por condições ambientais. Já produtos como bebidas alcoólicas e eletrônicos, por serem mais frequentemente furtados, devem ser colocados em pontos estratégicos e categorizados com alarmes.
- Faça uso de um bom software de gestão para ter controle de todo o processo:
Com um bom software de gestão, você evitará muitas dores de cabeça correlacionadas às perdas explicitadas anteriormente. Com o C-Plus, por exemplo, você pode controlar mais precisamente seu estoque, as entradas e saídas de produtos, além de ter seu inventário sempre a mão. Quer saber mais sobre esse sistema? Fale com a nossa consultora via Whatsapp: https://bit.ly/2Gf4WOd