Sem categoriaDLL Automação - O que é NCM e como é usado?

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

A sigla NCM significa Nomenclatura Comum ao Mercosul e nada mais é que um código, presente na nota fiscal, utilizado para categorizar mercadorias. Essa numeração, apesar de baseada no Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias, o SH, não é universal.

 

  • O que é e porque é importante?

Criada na América Latina ela é usada hoje pelos países Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina desde 1995 e é composta por 8 dígitos, sendo os 6 primeiros referentes a classificação SH, que é universal, e os dois últimos dígitos ao Mercosul. Esse código é muito importante para o comerciante varejista, pois ele precisa estar presente na emissão de notas fiscais e também no cadastro dos produtos. Isso, porque entidades federais, estaduais, municipais e fazendárias usam a numeração para classificar os níveis de tributação das mercadorias.

 

  • Para que é usada?

A NCM é adotada por quatro países com o objetivo de realizar uma aproximação do comércio entre eles, já que o código possibilita o acesso às informações dos produtos e do mercado internacional.

 

  • Riscos de não saber usá-la:

Por isso, é imprescindível que o código dos seus produtos estejam corretos. Afinal, o mesmo irá garantir que você está pagando corretamente seus tributos e evitando prejuízos por pagamentos feitos de maneira errônea, além de penalidades sob códigos incorretos. A classificação incorreta por exemplo, pode alterar os valores de impostos, como Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Importação (II) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e acabar fazendo com que sua mercadoria fique retida na alfândega ou até mesmo volte para o seu país de origem. Sem contar, que problemas como esses podem fazer com que o Fisco Estadual não te conceda benefícios, reduções e isenções de tributos.

 

  • Vantagens:

Apesar da burocracia, a NCM é importantíssima para o governo e representa um grande avanço na forma que o mesmo fiscaliza a comercialização de produtos no país. Com esse código, é possível estabelecer políticas de defesa comercial, calcular a incidência de impostos em cada item da nota fiscal, além de determinar o valor de cada imposto em cima do que vem sendo comercializado no mercado nacional. Sem contar que, a mesma significa segurança fiscal e operacional para os varejistas e contribuintes, que compram e vendem produtos.

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology