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Autora: Maria Luisa Coelho.
Se você trabalha com estoque em seu estabelecimento, seja ele com prazo de validade ou não, provavelmente já passou por algum aperto ao reabastecê-lo. Sabemos que, apesar de importantíssimo, controlá-lo não é nada fácil.
No entanto, ao manter seu estoque em dia, você poderá apurar melhor o movimento de entrada e saída de mercadorias, estudar o mercado e entender suas demandas, controlar a parte financeira do seu estabelecimento e poder perceber onde está acertando ou errando, além de garantir maior eficiência e organização de alguns dos processos internos da sua empresa evitando desperdícios de tempo, energia e dinheiro.
Basicamente, ter um estoque controlado é saber a quantidade exata de produtos que sua empresa precisa ter para atender a demanda de mercado sem ter prejuízos. Se você tem um
restaurante por exemplo, precisa controlar quais insumos estão faltando e quais não estão saindo muito. Isso fará com que você não tenha desperdícios por ter que jogar fora ingredientes acumulados e fora de validade nem deixe de ganhar dinheiro por não poder servir um prato em razão da falta de determinados ingredientes.
À primeira vista, esse assunto pode parecer prático, fácil e um tanto quanto óbvio, mas acredite, não é. Muitos gestores e seus funcionários ainda não sabem como organizar e ter um controle correto de seu estoque. Para se ter uma ideia, controlá-lo vai muito além de ter seu espaço físico organizado, é saber gerir grande parte dos seus ativos.
Ter um bom software de gestão é uma boa dica para controlar melhor seu estoque. Nele, você poderá registrar todas as suas vendas, chegadas de mercadorias, saídas e muito mais. Com o
C-Plus 4, por exemplo, você ainda possui uma ferramenta que irá facilitar e muito sua vida quando falamos de estoque, o assistente de compras.
Localizado na retaguarda do
C-Plus 4, mais especificamente no menu “Estoque”, o assistente de compras irá sugerir para você quais mercadorias precisam ser repostas no seu estoque com base em três critérios diferentes:
- Estoque Mínimo: o sistema irá avisar quando a quantidade de produtos estiver abaixo do mínimo, que é a menor quantidade que se pode ter no estoque de determinado insumo.
- Estoque Ideal: Ao cadastrar esse número, o sistema irá te avisar quando a quantidade ideal estiver acabando. Evitando assim que o seu estoque chegue próximo a quantidade mínima. Lembrando que esse padrão pode ser diferente para cada produto.
- Média de venda: Outro critério é média de vendas de um determinado período. Ao observar esse critério, o C-Plus irá te perguntar sobre a durabilidade da compra, ou seja, por quanto tempo deseja que a sugestão supra a necessidade da sua empresa. À partir daí, ele irá analisar as vendas realizadas e sugerir o que deve ser comprado.
Depois de concluir essa etapa, o
C-Plus 4 irá processar as informações e definir quais mercadorias precisam ser reabastecidas no seu estoque, além, é claro, de informações adicionais interessantes para você entender a demanda do seu mercado, como dados da última compra com o seu fornecedor, preços e última quantidade comprada, melhor preço dos últimos seis meses, quantidade total vendida nos últimos três meses e preço atual cadastrado, além de gráficos de movimentação de compra e venda, ranking da curva ABC, média diária de venda, estoque disponível, estoque ideal e mínimo definido.
Em seguida, o sistema te sugere quanto você deve comprar de cada item existente no seu estoque seguindo o critério escolhido previamente. À partir daí, você pode confirmar a quantidade de cada item e o próprio
C-Plus 4 irá gerar um ou mais pedidos de compras para o seu(s) fornecedor(es).
Quer mais praticidade e menos dor de cabeça? A solução para os seus problemas é o
C-Plus 4. Sem ele, você teria que recolher todas as informações em diversos relatórios, depois juntá-las e analisá-las até decidir comprar o que está faltando. Com o software, você economizará tempo, dinheiro e poderá delegar aos seus funcionários outras atividades. Quer saber mais? Peça um orçamento!
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