InovaçãoInclua a nuvem na sua rotina!

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Blog-nuvem-1280x853.gif

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

O sistema de gestão na nuvem, ou cloud computing, está se tornando cada vez mais comum principalmente nas empresas. Esse tipo de tecnologia permite que dados e informações passem a ser mantidos em servidores ao invés de equipamentos. Esse tipo de plataforma é caracterizada pela maior escalabilidade, flexibilidade e performance.

Para as empresas, investir em nuvens significa reduzir riscos, evitar falhas de acesso e manter os recursos sempre disponíveis. Esse tipo de serviço está presente nos mais variados processos dentro do gerenciamento do seu negócio, desde softwares de gestão integrada, ou ERPs, a sistemas de sincronização de arquivos, como One Drive, Google Drive e Dropbox.

Backup tradicional x na nuvem

Você pode não estar ainda familiarizado com o sistema de gestão em nuvens, mas com certeza está acostumado a realizar backup de informações, com objetivo de criar cópias dos principais arquivos e sistemas que utiliza diariamente na sua empresa e consequentemente evitar falhas.

Apesar desse backup tradicional ser uma opção ainda bastante usada, salvar seus arquivos em diferentes mídias e aparelhos pode não é a melhor alternativa. A computação em nuvem garante a você mais escalabilidade, menor custo e também maior disponibilidade. Já pensou perder aquele pen drive ou hd externo cheio de informações? Ter seu notebook roubado? Ou aquele seu computador, onde você salva cópias de todos os seus arquivos, simplesmente parar de ligar?

Por essas e outras, salvar suas informações e sistemas em servidores remotos é a melhor opção. Afinal, elas poderão ser acessadas via web e de qualquer dispositivo com internet.

Depois de entender o básico sobre o sistema em nuvem, o próximo passo é conhecer e escolher qual modelo melhor se adequa ao seu negócio. Existem três tipos de nuvem, que irão se diferenciar pela maneira que se estruturam, são gerenciados e compartilhados entre usuários. São elas: nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida

Nuvem Pública

 Esse é considerado o modelo mais popular de cloud computing e também o mais barato deles. Na nuvem pública, o usuário não se responsabiliza pela gestão do sistema de backup, que fica a cargo da empresa que oferece o serviço. A opção é boa para quem ainda não tem muita familiaridade com o sistema. Ferramentas como One Drive, Google Drive e Dropbox, que podem ser acessadas por vários usuários ao mesmo tempo são exemplos de nuvem pública.

Nuvem Privada

Diferentemente da pública, a nuvem privada é toda gerenciada por uma única empresa. Você pode definir a infraestrutura de cloud computing de acordo com as preferências e normas da sua companhia. Ao mesmo tempo, seu negócio também passa a ser responsável pela troca, atualização e manutenção dos dispositivos e softwares usados no processo. É claro, que nesse caso, o investimento é consideravelmente maior se comparado ao último.

Esse tipo de nuvem é normalmente utilizado por grandes empresas que trabalham com operações e dados de alto valor, como bancos e grandes plataformas de e-commerce, que veem necessidade em isolar com mais segurança todas as informações privadas.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida, como o próprio nome já diz, mescla os dois modelos de cloud computing citados anteriormente, ou seja, tem características tanto de nuvens em ambientes privados quanto públicos. Nesse caso, você pode armazenar dados mais valiosos na nuvem privada e compartilhar informações e sistemas na pública.

Como escolher o melhor sistema

O primeiro passo é avaliar as necessidades do seu negócio. Se a sua empresa tem necessidade de guardar dados com alto nível de segurança por exemplo, a dica é fazer uso de uma nuvem privada. Se sua maior preocupação está diretamente ligada a planilhas financeiras mais básicas, a nuvem pública pode ser uma boa opção, já que você terá facilidade para escalar serviços e manter seus dados sob controle. Caso sua empresa tenha ao mesmo tempo um alto nível de controle, mas também necessidade em compartilhar dados e serviços com terceiros, a nuvem híbrida serve muito bem.

Já conseguiu definir qual tipo de nuvem é melhor para o seu negócio?

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá!
Podemos ajudá-lo?