VarejoSaiba como controlar as transações de cartões.

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Blog-Imagem-modelo-TEF-1280x853.jpg

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

Assim como controlar os pagamentos, devemos estar sempre atentos aos recebimentos no nosso estabelecimento. Se você trabalha com cartão de crédito, frequentemente se questiona o que tem para receber no dia e no mês, quais os valores exatos e as taxas cobradas pelas operadoras. Quando não recebemos no ato da venda e nem seu valor integral, é necessário realizar um controle maior sobre o fluxo de caixa.

Da mesma forma que sua equipe controla a venda em dinheiro, ao conferir moedas e notas recebidas pelos clientes, ela também precisa controlar a  o que entra em forma de cartão. Isso significa, executar processos que garantam que as operadoras de cartões, com as quais você trabalha, repassem corretamente todos os valores.

Para isso, é preciso controlar não só os valores que entram em crédito ou débito, mas também as taxas cobradas pelas operadoras em cima de cada tipo de venda. Fique de olho nos descontos referentes aos serviços das operadoras, como tarifas de aluguel e taxas de antecipação. Eles precisam ser descontados de maneira correta sob cada venda feita. Por isso, é necessário fazer as seguintes conferências:

  1. Vendas: conferir o valor bruto de todas as vendas processadas pela operadora de cartão.
  2. Taxa de Vendas: conferir o valor líquido de cada uma das vendas processadas pela operadora de cartão.
  3. Recebimento: conferir se o estabelecimento recebeu todas as vendas presentes no site da operadora de pagamento.

Quando se tem um volume pequeno de vendas, o controle pode ser feito de modo manual. Agora, quando volume é muito alto, esse tipo de processo se torna inviável.  Por isso, é interessante controlar as vendas de outras maneiras:

  1. Não deixe de arquivar todos os comprovantes das transações efetuadas ou o balanço diário das vendas da maquininha. É por meio desses comprovantes, que você fará a conferência das vendas no site da operadora.
  2. Além de arquivar todos os comprovantes, não esqueça de realizar o fechamento de caixa diariamente. Ele é fundamental para que as conferências sejam realizadas de maneira correta e é considerado um dos primeiros passos para o controle do fluxo de caixa.
  3. Se você utiliza o TEF, o sistema irá gerar um relatório de vendas em cartão de um período previamente determinado por você. Com o TEF, você consegue controlar de maneira mais rápida e fácil as vendas. Basta comparar o relatório do TEF com os valores discriminados no site da operadora. No entanto, vale lembrar que nesse relatório estarão apenas os valores brutos de venda. O que significa que você precisará descontar a porcentagem retida pela operadora antes de fazer a comparação.
  4. Se você possui um software de gestão, conseguirá realizar a conferência de vendas com mais facilidade. No próprio sistema, você cadastrará os cartões, suas taxas, bandeiras e parcelas. Assim, quando a venda for feita em cartão, já aparecerá no financeiro os valores a receber com os descontos das taxas. Você então gerará relatórios de vendas e contas a receber com os valores reais, podendo ter um maior controle do seu fluxo de caixa.

Agora, se você ainda não possui um software de gestão, nós podemos te ajudar com isso. Possuímos opções para os mais variados segmentos, desde lojas a restaurantes.  ligue (21) 2494-2280. 

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá!
Podemos ajudá-lo?