Sem categoriaDLL Automação - O que significa escala de revezamento?

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

A escala de revezamento é um tipo de controle de jornada de trabalho, que permite que seu empregado possa planejar suas folgas ao mesmo tempo que te permite ter um maior controle sobre as horas trabalhadas por ele.

Segundo a Constituição Federal, o número exato de horas trabalhadas por dia é de 8 e por semana, 44. No entanto, existem algumas profissões que requerem trabalho aos domingos e feriados. Nesses casos, a empresa organiza a jornada de trabalho de cada um dos seus funcionários de maneira a obter maior produtividade, porém tomando as devidas precauções de acordo com as regras estabelecidas por cada sindicato.

Dessa forma, o empregado pode se programar com antecedência para o descanso ou trabalho em determinado dia. O modelo de escala pode seguir turnos fixos ou não e devem ser sempre organizados de acordo com a CLT. O que significa que a cada 6 dias de trabalho, o seu funcionário deve ter uma folga, a cada 7 semanas essa folga deve coincidir com um domingo para os homens e a cada 15 dias para as mulheres.

Abaixo, você confere alguns modelos de escala de revezamento, que podem ser adotados na sua empresa:

  • Escala de revezamento diária:

Essa escala refere-se à jornada de trabalho de 24 horas e deve incluir o horário de início, término e intervalo, números de turnos existentes, número de colaboradores por departamento e número de colaboradores necessários para garantir o sucesso do revezamento.

Com ela, é possível eliminar horas extras, colaboradores excedentes, melhorar a eficiência produtiva e a escala de colaboradores por turno.

  • Escala de revezamento mensal:

Essa escala refere-se à jornada de trabalho dentro de um mês ou uma janela de dias, e deve incluir os períodos exatos (semana, mês, trimestre, semestre). o número de colaboradores por departamento e número de colaboradores necessários para garantir o sucesso do revezamento, as datas das folhas geradas por cada colaborador e o seu número de folgas e o período de dias trabalhados por cada um deles.

Com essa escala é possível visualizar a carga horária trabalhada, bem como as folgas.

Para entender melhor qual escala de revezamento usar em sua empresa, é preciso estudar a dinâmica do negócio bem como sua quantidade de funcionários e horas trabalhadas. Lembrando que para ter um maior controle sobre essa jornada e tornar a escala de revezamento eficaz é interessante fazer uso de um controle de ponto, que pode incluir um sistema de gestão voltado para o RH, bem como um relógio de ponto.

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology