Pequenos estabelecimentos e food trucksRestaurantesVarejoEntenda o que é e como funciona a lei do Cadastro Positivo | DLL Automação

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

 

O presidente da República sancionou no último mês de abril uma Lei Complementar, que altera as regras do Cadastro Positivo. A partir de agora, ele permitirá que cada brasileiro tenha uma nota de crédito, definida de de acordo com o pagamento de suas contas, como empréstimos bancários, cartão de crédito e serviços públicos, como fornecimento de água, luz e telefone. Se você arcar com todos os compromissos financeiros em dia, terá um “escore” mais alto e essa informação será considerada pelas instituições financeiras na hora de te conceder crédito.

Basicamente, o Cadastro Positivo nada mais é, que um banco de dados dos consumidores, que considera todas as contas já pagas e que ainda vão vencer. Com base nessas informações, as empresas credoras, como Serasa e SPC, calculam o “escore” de crédito da pessoa, que é medido de acordo com a probabilidade de ele deixar de pagar uma conta. Essa nota vai de 0 a 1.000, sendo que quanto mais alto seu “escore”, menor a probabilidade de inadimplência.

Para a lei, apenas informações diretamente ligadas ao objetivo de avaliar o risco de um calote poderá ser usada no Cadastro Positivo. Dados como sexo, raça, saúde, origens social e étnica, convicções políticas e religiosas nunca podem ser compartilhadas.

Empresas varejistas, por exemplo, poderão solicitar acesso a informações dos consumidores a bancos e credores. No entanto, eles terão acesso apenas ao escore de crédito, podendo pedir ao cliente autorização para leitura detalhada de dados para poder conceder algum crédito específico.

A medida tem por objetivo beneficiar a população de baixa renda, que não tem, por exemplo, um imóvel para oferecer de garantia na hora de pedir um empréstimo.     Além disso, a ideia é que empresas credoras e varejistas possam ter mais segurança na hora de oferecer empréstimos e financiamentos a clientes com menos risco de inadimplência.

Sem contar, que bancos acreditam que a nova lei pode sim reduzir os juros, que estavam altos para cobrir calotes, e que o novo Cadastro Positivo ajudará a evitar essas inadimplências, que atualmente está em 4,8%, número considerado um dos menores da história.

Com informações de Folha de São Paulo

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology