https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Blog-Imagem-modelo-1920x1280-NF-e--1280x853.jpg

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

Sigla para Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, o DANFE é uma representação gráfica da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). O documento não é um substituto da mesma e sim, um complemento. Com ele, conseguimos consultar com mais facilidade a nota através da sua chave de acesso (chave numérica com 44 posições), que confirma a existência efetiva da nota em uma simples consulta no site do SEFAZ.

O documento, que contém os principais dados presentes na Nota Fiscal Eletrônica, é muito usado para circulação de mercadorias, para auxiliar na escrituração contábil da transição e para colher a assinatura do destinatário no ato de entrega da mercadoria ou prestação de serviço.

Ao fazer seu DANFE, é preciso entender que alguns elementos precisam obrigatoriamente constar na sua nota fiscal. Além da chave de acesso da NF-e e o código de barras, informações como, data e horário de saída da mercadoria, placa do veículo, transportadora, natureza da operação e descrição das mercadorias devem estar presente na nota, que também precisa seguir um layout padrão. O modelo, mantido pelo Ministério da Fazenda, está disponível neste link.

Abaixo, você pode conferir uma representação da DANFE:

blank

Lembrando que, caso as informações extrapolem uma página, o documento poderá ser emitido em mais de uma folha, desde que numeradas e com as seguintes informações:  dados do eminente (razão social, CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Estadual do Substituto Tributário, se houver), a frase “DANFE- Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica”, o número e a série da NF-e,  o tipo de operação (entrada ou saída), chave de acesso e código de barras.

Outras informações adicionais podem ser adicionadas ao DANFE sem necessidade de autorização especial, mas não podem ocupar mais de 50% do espaço do verso do documento. Elementos gráficos, como a logo, também podem ser adicionados.

Para emitir o DANFE, a dica é fazê-lo no mesmo sistema gerador da sua NF-e, de modo a reduzir a possibilidade de divergências entre os dois. Configure seu sistema gerador de NF-e para que o mesmo também emita o DANFE. Aqui na DLL Automação contamos com um sistema de gestão, por onde você poderá fazer essa emissão, integrada a suas vendas. Quer saber mais sobre o C-Plus 4 e como ele pode facilitar a emissão dos seus DANFE?

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá!
Podemos ajudá-lo?