AtacadoVarejoSaiba como ter um controle de estoque eficiente | DLL Automação

Autora: Maria Luisa Coelho.

Gerir e controlar o estoque do seu negócio de maneira eficaz é fundamental para mantê-lo sustentável e lucrativo. Em tempos de crise econômica, qualquer desperdício deve ser evitado. Afinal, estoque parado é sinônimo de dinheiro parado. Sendo um dos pontos mais sensíveis e muitas vezes negligenciados de um negócio, o estoque precisa não só, ser mais controlado, como também ter todos os processos de organização otimizados. Isso, porque ele é parte essencial e significativa do capital de giro da sua empresa.

Conseguir controlar o estoque é crucial e necessário para o sucesso de toda e qualquer empresa  e isso independe da sua área de atuação. É preciso saber aprimorar os recursos logísticos e as políticas de gerenciamento da sua cadeia de suprimentos para evitar prejuízos. Já pensou na quantidade de clientes e parceiros que você pode perder por não ter um estoque controlado? Sem contar, no dinheiro perdido com a compra de produtos que vendem pouco…

A falta de controle de estoque pode gerar uma série de problemas, como estocagem malfeita e desorganizada, itens sendo vendidos duplicados pela falta de padronização, estrago de parte da matéria-prima, além de facilitar desvios e fraudes por parte de funcionários.

Esses são apenas alguns exemplos de problemas acarretados pela falta de controle de estoque, o que torna necessário dominar melhor as práticas de gestão do mesmo, que garantirá não só qualidade no atendimento, como também saúde financeira para seu negócio.

Organizar esse setor da empresa não é simples, mas iremos te ajudar nesse processo. Confira abaixo, algumas dicas:

  • Tenha uma mão de obra capacitada: 

Ter funcionários capacitados, que possam realizar suas funções e tarefas é essencial. Afinal, não adianta adotar diversas práticas de gestão de estoque quando sua equipe não está preparada o  suficiente para colocá-las em prática.

  • Faça contabilização do seu inventário:

Antes de começar a nova gestão do seu estoque, é preciso organizar a casa. A dica é começar contabilizando todos os itens que você tem no seu estoque. O objetivo é conhecer tudo que está estocado bem como o valor investido que está parado lá. Após a contagem, monte relatórios de compra e venda para ter esse histórico guardado para futuras análises.

  • Estabeleça controles periódicos:

Depois de fazer a contabilização do inventário, realize controles periódicos para verificar não só a organização dos produtos, como também a entrada e saída de produtos do seu estoque.

  • Negocie com seus fornecedores:

Invista em parcerias com empresas flexíveis e ágeis na entrega das mercadorias. Dessa forma, você evita que um produto com bastante rotatividade fique fora de estoque. Agilidade, preço e qualidade devem ser levados em consideração na hora de fechar contratos.

  • Invista em um bom software de gestão:

Com um sistema de gestão, o seu controle de estoque ficará muito mais ágil, prático, fácil e eficiente, já que você terá todas as informações que precisa ao alcance de poucos cliques. O que facilita e muito na tomada de decisões. Sem contar, que com ele você conseguirá acompanhar mudanças no estoque e ser avisado com antecedência se determinados itens estocados estiverem acabando, por exemplo.

  • Faça queima de estoque quando necessário:

Se você tem algum produto com pouca saída e encalhado no seu estoque há muito tempo, a dica é vendê-lo a preços mais acessíveis. Afinal, o espaço ocupado por ele, poderia ser ocupado por outros produtos que vendem muito mais. Faça uma liquidação e libere espaço.

  • Faça compras com base no histórico de movimentação:

Na hora de comprar produtos, não leve em consideração apenas o volume atual do estoque. É preciso avaliar seu histórico de movimentação, pois um produto que não tem saída em determinada época do ano, pode ser vendido na seguinte.

Aqui na DLL Automação, podemos te ajudar a gerir e controlar seu estoque com nossos softwares de automação comercial. Com o C-Plus 4, por exemplo, você consegue emitir relatórios de entrada e saída de produtos, bem como ser avisado quando algum item estiver acabando. Quer evitar dores de cabeça e facilitar essa gestão? Ligue (21) 2494-2280.

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology