Autora: Maria Luisa Coelho.
Será que sua empresa está na mira das autuações trabalhistas? Apesar dos números de Auditores Fiscais terem reduzido consideravelmente, o número de empresas autuadas por descumprirem a legislação trabalhista aumentou em 20% nos últimos anos segundo o Ministério do Trabalho. Isso prova, que a falta de controle no departamento pessoal pode causar problemas ao seu negócio.
Para evitar o descumprimento da legislação trabalhista e previdenciária dentro da sua própria empresa, a dica é realizar internamente uma auditoria trabalhista antes que o governo o faça. Dentre os principais benefícios deste processo estão:
- Autofiscalização: ao fazer uma auditoria no seu departamento pessoal, você estará antecipando possíveis autuações do Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho.
- Evitar autuações trabalhistas: o profissional que trabalha no seu departamento pessoal terá condições de identificar problemas e saber quais pontos poderão ser auditados, multados e consequentemente evitados.
- Evitar Reclamatórias Trabalhistas: ao pagar corretamente os direitos trabalhistas, você irá reduzir o número de reclamações na justiça do trabalho
- Retenção de pessoal: ao pagar corretamente os direitos trabalhistas, sua empresa irá reter profissionais
- Preparação para o eSocial: A nova norma trabalhista e previdenciária é na verdade um banco de dados de empregadores e empregados que será compartilhado por membros do Ministério do Trabalho, INSS, Caixa Econômica e Receita Federal. O eSocial possibilita o aumento da fiscalização eletrônica e de autuações.
Para realizar essas autofiscalização, a dica é ter profissionais capacitados para fazê-la. Não há necessidade de contratar uma auditoria independente, a não ser que por força da lei sua empresa seja obrigada. Por isso, fique atento as principais fiscalizações realizadas pelo Ministério do Trabalho e esteja preparado para receber auditores em sua empresa. O importante é ter as mãos as fichas dos funcionários atualizados.
Ao realizar um checklist, você poderá se orientar e guiar seu departamento pessoal sobre qual caminho seguir. Estando com os problemas detectados, o próximo passo será corrigir suas rotinas e criar novos procedimentos de adequação e cumprimento da lei
[/bt_bb_text][bt_bb_separator top_spacing=”normal” bottom_spacing=”normal” border_style=”none” border_width=”” responsive=”” publish_datetime=”” expiry_datetime=”” el_id=”” el_class=”” el_style=””][/bt_bb_separator][bt_bb_separator top_spacing=”normal” bottom_spacing=”normal” border_style=”none” border_width=”” responsive=”” publish_datetime=”” expiry_datetime=”” el_id=”” el_class=”” el_style=””][/bt_bb_separator][/bt_bb_column_inner][/bt_bb_row_inner][/bt_bb_column][/bt_bb_row][/bt_bb_section][bt_bb_section layout=”boxed_1200″][bt_bb_row][bt_bb_column width=”1/1″][bt_bb_row_inner][bt_bb_column_inner width=”1/3″][bt_bb_text]