AtacadoRestaurantesVarejoPor que realizar uma auditoria trabalhista dentro da sua empresa?

Autora: Maria Luisa Coelho.

Será que sua empresa está na mira das autuações trabalhistas? Apesar dos números de Auditores Fiscais terem reduzido consideravelmente, o número de empresas autuadas por descumprirem a legislação trabalhista aumentou em 20% nos últimos anos segundo o Ministério do Trabalho. Isso prova, que a falta de controle no departamento pessoal pode causar problemas ao seu negócio.

Para evitar o descumprimento da legislação trabalhista e previdenciária dentro da sua própria empresa, a dica é realizar internamente uma auditoria trabalhista antes que o governo o faça. Dentre os principais benefícios deste processo estão:

  • Autofiscalização: ao fazer uma auditoria no seu departamento pessoal, você estará antecipando possíveis autuações do Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho.
  • Evitar autuações trabalhistas: o profissional que trabalha no seu departamento pessoal terá condições de identificar problemas e saber quais pontos poderão ser auditados, multados e consequentemente evitados.
  • Evitar Reclamatórias Trabalhistas: ao pagar corretamente os direitos trabalhistas, você irá reduzir o número de reclamações na justiça do trabalho
  • Retenção de pessoal: ao pagar corretamente os direitos trabalhistas, sua empresa irá reter profissionais
  • Preparação para o eSocial: A nova norma trabalhista e previdenciária é na verdade um banco de dados de empregadores e empregados que será compartilhado por membros do Ministério do Trabalho, INSS, Caixa Econômica e Receita Federal. O eSocial possibilita o aumento da fiscalização eletrônica e de autuações.

Para realizar essas autofiscalização, a dica é ter profissionais capacitados para fazê-la. Não há necessidade de contratar uma auditoria independente, a não ser que por força da lei sua empresa seja obrigada. Por isso, fique atento as principais fiscalizações realizadas pelo Ministério do Trabalho e esteja preparado para receber auditores em sua empresa. O importante é ter as mãos as fichas dos  funcionários atualizados.

Ao realizar um checklist, você poderá se orientar e guiar seu departamento pessoal sobre qual caminho seguir. Estando com os problemas detectados, o próximo passo será corrigir suas rotinas e criar novos procedimentos de adequação e cumprimento da lei

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology