Tendências da indústria de consumo do varejo pós-covid-19.
Autor: Rodrigo Melo.
O varejo é um setor que vem sendo fortemente impactado pela crise de saúde, a falta de circulação de consumidores em espaços físicos despencou por medidas de segurança. Consequentemente, as marcas tiveram que atualizar suas estratégias e basicamente se reinventar de acordo com essa revolução, que mudou tanto hábitos, como a personalidade do consumidor.
No blogpost de hoje apresentarei algumas tendências muito observadas da indústria de consumo dentro desse novo panorama que estamos vivendo, e como você pode otimizar o seu negócio para se posicionar cada vez mais dentro das expectativas do consumidor de hoje.
- Pessoas no centro de tudo!
O novo epicentro do varejo é a centralidade do cliente. É perceptível que o nível de exigência e expectativa do consumidor cresceu consideravelmente nos últimos anos, prometendo ganhar ainda mais escala nos próximos.
A transparência e presença das empresas em diversos assuntos é algo que está sendo requisitado, uma empresa deve se posicionar em temas que fazem parte da realidade do consumidor como: sustentabilidade, inclusão social, ética, conscientização, ou divulgar qualquer conteúdo de valor que de fato possa agregar positivamente a vida do cliente.
Empresas que não possuem tal proatividade para gerar valor e focar sua atenção primordial no consumidor, podem parar no tempo e não serem reconhecidas.
- Cadeia inteligente e responsiva de suprimentos.
O tão falado omnichannel, que em sua definição é a integração dos canais de vendas/comunicação de uma empresa, já estava sendo implantado no varejo há algum tempo e agora seu uso se tornou prioridade.
O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores. Dessa maneira, pode explorar todas as possibilidades de interação. Ela é totalmente focada na experiência do consumidor, trazendo mais agilidade nas demandas e equilíbrio para os negócios físicos e online.
Exemplo prático: Se você tem uma loja de roupas omnichannel, o seu cliente tem a possibilidade de achar seu produto na internet via loja virtual, realizar a compra por ali e receber o produto em casa. Caso ele não goste do produto, pode ir até uma loja física, experimentar outros modelos e efetuar a troca.
O omnichannel ainda permite à empresa conhecer o comportamento e preferências do cliente, dentre varias outras possibilidades de estratégias para aplicar em seu negócio.
Com o retorno gradual das atividades comerciais neste momento, essa é uma estratégia super interessante a se pensar, que se bem trabalhada, pode otimizar o seu negócio para outros patamares de venda e relacionamento com o cliente.
- Modelo eficiente e ético no uso dos dados pessoais.
O uso de dados do consumidor é uma estratégia notável. Com ela é possível mapear as preferências, hábitos de compra, horários e diversas outras informações importantes para oferecer uma experiência de compra ainda mais personalizada e eficiente. Porém, é extremamente crucial que as empresas utilizem essa técnica de forma ética, inteligente e segura, para que essa experiência personalizada mostre de fato que o cliente é único e importante.
É essencial manter as estratégias de negócio sempre atualizadas, caminhando em paralelo com as reviravoltas e fenômenos de mercado, para que assim seja possível manter uma inovação constante na sua empresa, vendendo mais e construindo mais relevância de marca para o seu público! 😉