InovaçãoTendências da indústria de consumo do varejo pós covid-19 - DLL Automação

 

Tendências da indústria de consumo do varejo pós-covid-19.

 

Autor: Rodrigo Melo.

 

O varejo é um setor que vem sendo fortemente impactado pela crise de saúde, a falta de circulação de consumidores em espaços físicos despencou por medidas de segurança. Consequentemente, as marcas tiveram que atualizar suas estratégias e basicamente se reinventar de acordo com essa revolução, que mudou tanto hábitos, como a personalidade do consumidor.

 

No blogpost de hoje apresentarei algumas tendências muito observadas da indústria de consumo dentro desse novo panorama que estamos vivendo, e como você pode otimizar o seu negócio para se posicionar cada vez mais dentro das expectativas do consumidor de hoje.

 

 

  1. Pessoas no centro de tudo!

 

O novo epicentro do varejo é a centralidade do cliente. É perceptível que o nível de exigência e expectativa do consumidor cresceu consideravelmente nos últimos anos, prometendo ganhar ainda mais escala nos próximos.

 

A transparência e presença das empresas em diversos assuntos é algo que está sendo requisitado, uma empresa deve se posicionar em temas que fazem parte da realidade do consumidor como: sustentabilidade, inclusão social, ética, conscientização, ou divulgar qualquer conteúdo de valor que de fato possa agregar positivamente a vida do cliente.

 

Empresas que não possuem tal proatividade para gerar valor e focar sua atenção primordial no consumidor, podem parar no tempo e não serem reconhecidas.

 

  1. Cadeia inteligente e responsiva de suprimentos.

O tão falado omnichannel, que em sua definição é a integração dos canais de vendas/comunicação de uma empresa, já estava sendo implantado no varejo há algum tempo e agora seu uso se tornou prioridade.

 

O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores. Dessa maneira, pode explorar todas as possibilidades de interação. Ela é totalmente focada na experiência do consumidor, trazendo mais agilidade nas demandas e equilíbrio para os negócios físicos e online.

 

Exemplo prático: Se você tem uma loja de roupas omnichannel, o seu cliente tem a possibilidade de achar seu produto na internet via loja virtual, realizar a compra por ali e receber o produto em casa. Caso ele não goste do produto, pode ir até uma loja física, experimentar outros modelos e efetuar a troca.

 

O omnichannel ainda permite à empresa conhecer o comportamento e preferências do cliente, dentre varias outras possibilidades de estratégias para aplicar em seu negócio.

 

Com o retorno gradual das atividades comerciais neste momento, essa é uma estratégia super interessante a se pensar, que se bem trabalhada, pode otimizar o seu negócio para outros patamares de venda e relacionamento com o cliente.

Se você estiver buscando algum sistema completo para a gestão do seu negócio, fale conosco que vamos te ajudar a achar a melhor solução!

 

  1. Modelo eficiente e ético no uso dos dados pessoais.

 

O uso de dados do consumidor é uma estratégia notável. Com ela é possível mapear as preferências, hábitos de compra, horários e diversas outras informações importantes para oferecer uma experiência de compra ainda mais personalizada e eficiente. Porém, é extremamente crucial que as empresas utilizem essa técnica de forma ética, inteligente e segura, para que essa experiência personalizada mostre de fato que o cliente é único e importante.

 

É essencial manter as estratégias de negócio sempre atualizadas, caminhando em paralelo com as reviravoltas e fenômenos de mercado, para que assim seja possível manter uma inovação constante na sua empresa, vendendo mais e construindo mais relevância de marca para o seu público! 😉

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology