AtacadoRestaurantesVarejoSaiba como cadastrar e fazer a gestão de clientes com mais eficiência e praticidade!

Você sabe como fazer o cadastro e a gestão de clientes? Sabe como utilizá-lo para melhorar seus resultados? Possuir um cadastro bem elaborado é sinônimo de controle eficiente dos dados de clientes que consomem seus produtos ou serviços.

Essa coleta de dados irá auxiliá-lo a otimizar suas estratégias de interação com o público. Afinal, entendendo o comportamento de consumo e as características individuais de cada cliente, você consegue oferecer uma experiência mais personalizada!

No blogpost de hoje vamos divulgar algumas dicas sobre como cadastrar e gerenciar os dados de clientes de forma efetiva!

 

1 – Obtendo os dados de cadastro

 

Faça uma busca das informações que sua empresa já possui, reúna os dados do setor financeiro e contatos que os vendedores pegaram e atualize qualquer outro banco de dados que sua empresa já possua. Junte todas essas informações coletadas em locais variados e unifique em um único cadastro.

 Implemente uma rotina diária ao finalizar suas vendas e para complementar os cadastros já existentes e realizar os novos.

Treine seus colaboradores para terem empatia e estarem sempre atentos aos detalhes e, dessa forma, conseguirem tais dados por meio de uma conversa informal.

 Uma forma criativa para realizar um cadastro completo de seu cliente é aproveitar campanhas promocionais para que eles forneçam seus dados de forma espontânea para resgatar cupons, por exemplo.

 

2 – Reunindo informações mais estratégicas

 

Além das informações essenciais como: Nome, e-mail, telefone, endereço etc… É ideal ter o registro das compras realizadas pelos seus clientes. Esses dados serão uma referência de tamanhos e preferências dos seus consumidores na hora de adquirir novos produtos e reforçar seu estoque, bem como, direcionar o trabalho da sua equipe de vendas para o contato pós-venda.

Dessa forma, você oferece uma experiência mais assertiva e personalizada ao cliente, desde o direcionamento de ofertas e produtos até o atendimento presencial, tornando mais efetiva a possibilidade de vendas. Com esse pacote de informações, seu time de vendas terá os dados necessários para consolidar relações, atrair e fidelizar clientes.

Mais um insight interessante: Ao obter o registro de compras passadas, você consegue mapear qual o ciclo de vida do seu cliente, e pode montar estratégias para reativar clientes que já não compram há muito tempo.

 

3 – Cadastrando em uma plataforma

 

A maneira mais profissional de elaborar e manter um cadastro é em uma plataforma, que fornecerá um ambiente organizado e seguro para manter os dados. Essa plataforma deverá possibilitar a sincronização e gestão de clientes pela analise de dados pessoais, seu perfil de consumo e sugestões de venda, fortalecendo sua marca e impactando de maneira positiva suas vendas.

 

4 – Aposte na Automação

 

A automação é a chave para otimizar processos — e com o cadastro e a gestão de clientes não é diferente. Alimentar e consultar manualmente os detalhes dos clientes, conforme o tamanho da sua empresa, pode se tornar uma tarefa inviável.

Com a automação, você consegue fazer a operação de forma facil: apenas com alguns cliques é possível acrescentar qualquer novo conhecimento e manter a ficha sempre atualizada.

Nossos softwares possuem uma estrutura completa de automação comercial! Se você busca otimizar o sistema de gestão da sua empresa para aumentar suas vendas, fale conosco, te ajudaremos a encontrar a melhor solução para o seu negócio!

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