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Autora: Maria Luisa Coelho.
Nesse modelo de auto atendimento
o cliente registra e paga as suas próprias compras. Será que essa moda pega no Brasil? O sistema, que já é muito usado nos Estados Unidos e na Europa, vem sendo instalado em alguns estabelecimentos de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, e no Paraná.
O sistema de Self Check-out é bem similar ao de check-in das companhias aéreas. Ambos trazem ao consumidor mais agilidade e praticidade. Imagina não ter que pegar filas quilométricas na hora de fazer as compras do mês? Quando temos pouquíssimos produtos no carrinho então, nem se fala.
O melhor, é que nesse caso os dois lados saem ganhando. Não é só o consumidor que fica feliz, mas também o dono. Os sistemas de Self Check-out agilizam o atendimento, reduzem custos operacionais, otimizam a equipe e consequentemente aumentam a produtividade e melhoram o espaço do estabelecimento. Você sabia que cabem três terminais de auto atendimento no mesmo lugar de um Ponto de Venda tradicional?
O grande receio dos estabelecimentos em investir na nova tecnologia de automação comercial é a sua funcionalidade. Será que os brasileiros se adaptariam bem ao auto atendimento? O passo a passo não parece tão difícil. Veja a seguir:
O conceito do Self-checkout é bem básico. Primeiro, você passa os códigos de barras dos produtos em um leitor no caixa automático. Em seguida, os coloca em uma balança, que serve para conferir o peso da mercadoria e se ela foi registrada corretamente. Caso você esteja comprando frutas e verduras é preciso fazer o mesmo processo em duas balanças diferentes. Logo após todas as compras terem sido escaneadas, o cliente pode efetuar o pagamento e ainda emitir seu cupom fiscal no fim.
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