VarejoPrincipais motivos pelos quais uma NF-e é rejeitada.

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Autora: Maria Luisa Coelho.

 

Emitir uma nota fiscal é um passo fundamental na hora da venda de produtos ou serviços. Quando você submete sua nota fiscal eletrônica à Secretária da Fazenda, ela pode não ser aprovada. Se isso acontece significa que a mesma foi rejeitada. Tal incidente pode acontecer por vários motivos, mas estamos aqui para mostrar para você como evitar que isso aconteça.

A Secretária da Fazenda disponibiliza uma tabela de rejeições em seu site. Caso haja necessidade, podemos orientá-los a encontrar o problema de maneira mais rápida. Ao se deparar com uma rejeição, a dica é anotar o código do erro e consultar a tabela.

Hoje, existem três causas principais que levam à rejeição de uma nota fiscal eletrônica. A primeira delas, que é bem simples de ser resolvida, é o caso de empresas que não estão cadastradas como emissoras oficiais. Pode acontecer também da sua assinatura digital estar corrompida. Para solucionar esse problema, basta apenas rever seu certificado. O terceiro e mais comum motivo é a inconsistência no cadastro de clientes por dados incompletos e incorretos, como CNPJ e a Inscrição Estadual.

A nova atualização da NF-e também pode ser um motivo. Se você tentou enviá-la recentemente na versão 3.10, a mesma não será aceita. Desde o inicio de agosto, é obrigatório que todas as notas sejam emitidas na versão 4.0.

Aqui na DLL Automação, o principal motivo de rejeição, encontrado pelos nossos clientes, está diretamente relacionado ao preenchimento de dados dos seus fregueses ou falta de manutenção do mesmo e de seus produtos ou serviços.

Para evitar problemas com envios de notas fiscais eletrônicas, preparamos um checklist para você fazer antes de enviar suas próximas NF-e. Confira os tópicos abaixo em seu empresa semanalmente. Erros de digitação são super comuns na hora de passarmos para o nosso software de gestão as informações da própria empresa e de terceiros. Olha só:

  1. Valide os dados cadastrais da sua empresa
  2. Valide os dados cadastrais do seu cliente no Sintegra
  3. Verifique no emissor o ambiente (contingência)
  4. Informe corretamente a numeração e a série da nota
  5. Escolha a CST de acordo com o regime de tributação da sua empresa

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