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Autora: Maria Luisa Coelho.
Em meio as crises política e econômica que assolam nosso país atualmente, o varejo brasileiro está passando por um processo de transição enfrentando desafios para se moldar a uma nova sociedade cujo perfil consumidor está cada vez mais conectado e exigente.
Em meio a essa conjuntura, nos deparamos com o declínio da atividade econômica, exemplificado na queda das vendas, desemprego, aumento da violência e do comércio informal e ilegal, além do fechamento de estabelecimentos. Para se ter uma ideia, só em 2017, segundo a CDLRio, mais de 21 mil lojas e restaurantes fecharam as portas no Rio de Janeiro. O que representa um aumento de 26,5% em relação a 2016.
Vale levar em consideração, que o fechamento dos estabelecimentos não tem apenas relação direta com a economia. Essas ações são uma tendência global devido as novas formas de comportamento do consumidor. O que significa que quem deseja manter suas portas abertas, precisará enfrentar novos desafios. Dentre os principais estão:
- Melhorar a experiência de compra nos pontos de venda.
- Gerir a loja com foco nas pessoas.
- Operar em mais de um canal.
Ao adentrar uma loja, o cliente precisa se sentir em casa. O estabelecimento deve estar limpo e arrumado, com promoções e preços visíveis, e funcionários treinados para recebê-lo bem. É importante conhecer bem o consumidor, de modo a entender seu desejo e oferecê-lo uma boa experiência de compra.
Deve-se levar em consideração que essa boa experiência de compra se tornou essencial nos dias de hoje. Porque com os e-commerces, os consumidores podem comprar qualquer produto de qualquer lugar. Isso significa que para ir a loja física é preciso muito mais do que o desejo por um simples produto. Por isso, o principal papel do vendedor é criar uma relacionamento único com o cliente.
O bom atendimento é fundamental para todo o processo.
Melhorar o processo de gestão como um todo é essencial para tornar o negócio mais competitivo. Analisar, preocupar-se constantemente com os lucros e controlar todos os indicadores de performance são importantes para controlar o rumo dos negócios.
Mas o sucesso na loja física em si não é suficiente. É preciso estar nos mais diversos canais de compra e divulgação. Isso, porque a jornada de compra mudou muito de uns anos pra cá. Não são mais os clientes que procuram os produtos e sim, ao contrário. A dica é fazer um trabalho de re-marketing e mostrar-se presente também no mundo online, a exemplo de sites, redes sociais e emails marketing. Dependendo do seu serviço ou produto, vale fazer uma pesquisa sobre a necessidade de contratar um influenciador digital para trabalhar as vendas e divulgações.
Seguindo o conceito de omnichannel, é preciso estar presente nos mais variados canais, ter loja física e online, além das redes sociais. O consumidor tem que te achar em qualquer lugar que procurar.
Estamos vivendo uma revolução no modo de consumir e consequentemente no modelo de negócio do varejo. É preciso combinar ideias e usar a criatividade para se renovar e não ficar para trás.
Artigo com informações da revista “O Lojista” (MAI/2018)
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