Sem categoriaTipos de Certificados Digitais – Qual é melhor para sua empresa?

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Conheça-os-tipos-de-certificados-digitais-e-saiba-qual-a-melhor-opção-para-a-sua-empresa-1280x853.jpg

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

Se você está abrindo sua empresa agora ou já tem uma consolidada e não está a par das vantagens tecnológicas relacionadas a gestão empresarial, pode não saber o que é um certificado digital. Esse título nada mais é que uma carteira de identidade eletrônica,  com validação jurídica, que serve, basicamente, como uma ferramenta de conferência de dados.

Com ela, pessoas físicas e jurídicas podem realizar transações bancárias eletrônicas, assinar documentos, emitir notas fiscais por exemplo, de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, com segurança. A certificação foi criada para garantir proteção e identificação das partes envolvidas, além disso facilita a vida ao permitir que usuários resolvam pendências de maneira on-line.

Todos eles autenticam seus portadores para pessoas, sites e até roteadores, também incluem autenticação web do usuário, autenticação do servidor web ou segurança do protocolo de internet e podem ser emitidos para vários usos, dentre emissões de notas fiscais eletrônicas, manifestação do destinatário, consulta e download de NF-e e XML obtidos pela sua própria empresa e operações nos portais das Secretárias da Fazenda.

Confira abaixo os modelos de certificados digitais:

 

    1 – e-CPF

Como o próprio nome já diz, o e-CPF é uma versão eletrônica do CPF com criptografia, o que garante veracidade, sigilo e integridade dos dados nas transações eletrônicas de pessoas físicas. Com ele, você pode criar procurações, acessar a Receita Federal online, assinar contratos e realizar transações bancárias com segurança.

Ele pode ser emitido e armazenado no computador de duas formas: A1 ou A3.

 

   2 – e-CNPJ

Assim como o e-CPF, o e-CNPJ funciona como uma versão eletrônica do CNPJ, que garante segurança e autenticidade nas transações de pessoas jurídicas na web. Com ele, sua empresa pode realizar procurações, transações bancárias, contratos e acesso ao site da Receita Federal sem sair da frente do computador.

Lembrando que, o responsável pelo e-CNPJ deve ser o mesmo pelo CNPJ da empresa cadastrado na Receita Federal e pode ser emitido e armazenado nos formatos A1 e A3.

Abaixo, você pode conferir os tipos de mídias/formatos dos certificados citados acima:

  • A3

Com validade de 36 meses meses, uso obrigatório de senha e permissão de uso apenas no computador e em um programa por vez, os certificados A3 podem vir em dois formatos diferentes: cartão ou token.

  • A1

Diferentemente do A3, o A1 é um arquivo eletrônico em extensão P12 ou PFX e pode ser usado em vários computadores e programas ao mesmo tempo. Por ser mais ágil, é super indicado para empresa que emitem muitas notas fiscais, apesar de ter validade de apenas 12 meses.

Depois de entender para que os certificados funcional e qual você deseja comprar, deve estar se perguntando onde consegue adquiri-lo. Bom, é super fácil! Basta procurar uma certificadora de sua preferência e caso não conheça nenhuma, procure por indicações.

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá!
Podemos ajudá-lo?