Sem categoria7 dicas para abrir um restaurante.

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Autora: Maria Luisa Coelho.

 

O mercado de alimentação é considerado um dos mais fortes da economia brasileira. Sair para comer fora é um hábito que cada vez mais cresce entre os brasileiros, principalmente nas grandes cidades. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE, 34% das pessoas que vivem no Brasil gastam dinheiro com alimentação fora de casa, sendo que 25% da sua renda é revertida para essas refeições. O que nos mostra que o mercado de restaurantes e bares é uma boa opção para se investir.

Apesar de competitivo, o mercado de bares e restaurantes é promissor e se você tem um sonho de abrir seu próprio estabelecimento, que seja para poder cozinhar, conhecer novas pessoas ou simplesmente porque esse tipo de negócio te fascina, aí vão algumas dicas para montar seu próprio restaurante:

  1. Escolha uma localização e conheça bem a região:

Na grande maioria das vezes, a localização é uma das primeiras coisas que os empresários iniciantes decidem na hora de abrir um negócio, principalmente quando existe um imóvel vago que atenda um bar ou restaurante  por exemplo. No entanto, é preciso levar em consideração o bairro/região em que o mesmo estaria localizado. Conhecer o comportamento de quem passa pelo bairro, o movimento da rua e, é claro, seu público alvo  são essenciais, principalmente para definir preços e produtos.

  1. Estude seus concorrentes:

Conheça seus tipos de concorrentes, qual o estilo dos restaurantes, se são por quilo ou à la carte, que tipo de pratos servem e quais seus preços. À partir daí, você poderá traçar uma estratégia para o seu próprio estabelecimento.

  1. Fique de olho no seu estoque:

O controle de estoque é essencial em um restaurante, principalmente porque grande parte do que você irá vender estará condicionado a um prazo de validade relativamente curto. Por isso, a dica é entender a sua saída de produtos para comprá-los em uma quantidade que não lhe dê prejuízo, ou seja nem falte nem sobre ingredientes.

  1. Invista em marketing:

Invista em marketing online e offline. Afinal, promover seu negócio em todas as plataformas é fundamental. Por isso, faça bom uso das suas redes sociais, das ferramentas disponibilizadas pelo Google, como o AdWords e o Analytics, e de opções offline, como cartões fidelidade e um cardápio bem apresentável por exemplo.

  1. Contrate funcionários preparados:

Contrate pessoas com experiência ou treine seus funcionários para saberem lidar bem não só com seus clientes, mas com o restaurante caso passem por alguma adversidade. Lembre-se que problemas com atendimento ou comida podem acabar com a reputação e credibilidade do seu restaurante.

  1. Não esqueça da parte burocrática:

Lembre-se que os restaurantes e bares devem obedecer a uma série de regulações sanitárias, que variam de município para município.

  1. Invista na gestão empresarial:

Para investir em gestão empresarial, a dica é fazer uso de bons equipamentos e softwares que automatizem todo o processo, desde o pedido do cliente e a preparação do prato até o fechamento da conta.

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