InovaçãoDLL Automação - Fique por dentro da tecnologia usada nos leitores

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

Ao escolher um leitor para seu estabelecimento, você precisa levar em consideração como funciona a operação em que ele será usado. Não pense apenas no preço, mas também se o mesmo atenderá as necessidades da sua empresa. Entenda o contexto de uso e se o aparelho irá aumentar a produtividade da operação.

Para responder essa dúvida, faça alguns questionamentos a sua equipe: Onde o leitor será usado? Que tipo de mercadoria você passará nele? Qual código de barra será lido? Qual o fluxo de caixa do seu estabelecimento?

Afinal, o leitor pode ser usado em mais de um departamento da sua empresa para auxiliar nas operações, desde setores de loja e caixas até depósito e local de recepção das mercadorias. Por isso, é importante que você identifique o local que ele será usado. Só assim será possível saber quais modelos possuem características compatíveis com o local.

É preciso levar em consideração também o tipo de produto que será submetido a leitura de códigos de barra. Estude principalmente a embalagem, que o local onde normalmente está o código de barras. Algumas informações importantes: tamanho do produto e da embalagem, peso e tipo de superfície onde está localizado o código.

No Brasil, a grande maioria dos códigos de barras são formados por 13 números seguindo o padrão europeu do EAN (European Article Number). O que significa que não há muita variação na leitura de produtos. Tirando alguns estabelecimentos, que tem necessidade de realizar a leitura de código de contas, os famosos boletos. Estes, possuem códigos de até 48 dígitos.

Conhecer o fluxo do seu negócio é também essencial no processo de escolha de um leitor. É indispensável que você entenda a movimentação de mercadorias nos locais que receberão ajuda de um leitor de código de barras.

O leitor tem por objetivo tornar a operação do seu funcionário mais eficiente, rápida e sem complicações para os seus clientes. Ele é primordial para agilizar a operação e aumentar a produtividade do seu colaborador.

Sabemos também que comprar um ou mais leitores é também fazer um investimento. Por isso, iremos te ajudar na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio. Confira, a seguir, alguns modelos:

  1. CDD: Também conhecidos como leitores de contato, os modelos CDD têm uma área de leitura pequena, que exige que o leitor se aproxime bastante do código de barras para fazer a leitura apenas de códigos 1D. Além de ter dificuldade em ler em superfícies curvadas, danificadas e embalagens molhadas. Eles são indicados para operações mais simples e com baixo fluxo, como cadastro de produtos e leituras de comanda.
  2. LASER: Com um desempenho superior ao CDD, os leitores a laser apesar de também só reconhecerem códigos 1D, o fazem de distâncias consideravelmente maiores que o anterior. Por serem mais versáteis e contarem com um desempenho superior, esses leitores funcionam bem em operações móveis e  podem ser usados no comércio varejista, para internet banking e leitura da chave de acesso da NF-e.
  3. Imager: Esse tipo de leitor não precisa ficar tão próximo do código para fazer leitura e alguns dos seus modelos já conseguem ler códigos 2D. Além de terem um ótimo desempenho, também são mais robustos e resistentes que os aparelhos com tecnologia laser. Eles são indicados para lojas e supermercados, por exemplo.

Depois de escolher o melhor leitor para o seu negócio, você também deve pensar onde comprá-lo. Escolha uma empresa que oferece também serviços de assistência técnica e manutenção, para que você esteja sempre amparado em qualquer eventualidade.

 

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology