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A importância da avaliação de clientes em sua loja ou serviços!
Se você possuí uma loja, seja ela física ou online,
deve saber como é crucial que o cliente esteja satisfeito com o seu produto e com a experiência de compra. Portanto, uma das etapas mais importantes que contribuem para que isso aconteça é a avaliação de clientes.
A avaliação é uma das melhores formas de evolução para sua empresa, sejam feedbacks positivos ou negativos. Separamos alguns motivos de porque valorizar as avaliações e como utilizá-las a favor da sua loja. Dê uma olhada!
1 – Tenha uma área para sugestões e avaliações.
Para facilitar que as avaliações cheguem até você, é importante criar uma área específica para coletar esses feedbacks. Se você tiver uma loja online, é indispensável que você separe um espaço para avaliação dos clientes sobre a loja como um todo e também se possível, adicione na página de cada produto avaliações individuais.
Um sistema muito utilizado por boa parte dos varejistas no e-commerce, é a avaliação através de estrelas, com uma breve descrição da experiência de compra. Essa é uma ótima forma de clientes que nunca compraram sentirem confiança na marca e seus produtos. Um grande exemplo disso é a
Amazon, eles utilizam a avaliação dos clientes com estrelas como um de seus principais apelos de vendas, destacando a nota do produto e a quantidade de avaliações.
Caso você tenha loja física, também deve separar um espaço para avaliações de clientes. Seja através da busca de feedback com os vendedores, ou então um espaço no caixa, pode ser uma caixinha de sugestões e avaliações. O importante é deixar claro que sua empresa está aberta a feedbacks de todos os clientes, sejam eles positivos ou negativos.
2- Divulgue os depoimentos nas redes sociais.
Usar as
redes sociais para divulgar avaliações de clientes e depoimentos de consumidores satisfeitos é uma ótima forma de reforçar a credibilidade da sua loja. Chamado de gatilho de prova social, ao você divulgar a satisfação de outros clientes e como a experiência deles foi benéfica, você está atestando que outros clientes compraram e aprovaram o seu produto.
Separe um destaque no Instagram com alguns depoimentos e comentários que foram positivos e que reforçam a boa experiência da marca. Envolva os clientes, peça para eles esse feedback. Mas claro, sempre peça permissão para divulgar o depoimento ou então remova a identidade da pessoa.
3- Nunca delete os comentários negativos.
Jamais delete os comentários negativos ou deixe-os sem resposta, pois dessa forma você está mascarando a realidade. O seu posicionamento nas redes sociais não precisa ser perfeito, é natural que marcas tenham reviews negativos, o importante é demonstrar e efetivamente se preocupar com cada avaliação de clientes, dando o suporte necessário para que esse cliente que está insatisfeito, consiga resolver seu problema e tenha uma experiência positiva com a sua marca.
O importante nessa hora é manter a postura amigável e entender o problema do cliente. Responda o cliente e depois vá mais a fundo, entre em contato direto e busque saber o que causou aquele desconforto no cliente a ponto dele comentar nas redes sociais.
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