Sem categoriaAprenda a reconhecer os dados de um DANFE!

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2018/12/startup-849805_1920-1280x853.jpg

Autora: Maria Luisa Coelho.

 

Antes de entendermos o que precisa constar em um DANFE, nada melhor do que fazer um apanhado geral sobre sua importância. Afinal, muitas pessoas não o conhecem, fazem uso ou sabem para que serve e qual a importância do mesmo. O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) serve para acompanhar mercadorias quando elas estiverem em trânsito.

O documento funciona como uma representação em papel da Nota Fiscal Eletrônica, ou seja, não possui uma validade fiscal nem substitui a NF-e. Nele, deve constar o código de barras da chave de acesso, para que seja possível consultar a NF-e no portal do SEFAZ e legitimá-la.

É obrigação do destinatário (recebedor da DANFE) comprovar a veracidade dos dados contidos nela. Uma vez feita a conferência, o documento pode ser descartado. Lembrando, que o que deve ser guardado como comprovação da operação por 5 anos é o arquivo XML assinado e validado pela SEFAZ.

Não é permitido o envio de qualquer mercadoria sem o DANFE, mesmo que o arquivo XML tenha sido autorizado pela SEFAZ. Com a autorização, você deve imprimir seu documento auxiliar em uma folha de papel e anexá-lo ao que será enviado.

Além das exigências citadas acima, existem algumas informações que devem constar obrigatoriamente em seu DANFE. São elas:

  • Dados Obrigatórios: Nome ou Razão Social
  • Endereço completo: logradouro, número, complemento, bairro, município, UF e CEP
  • Telefone do emissor
  • Chave de acesso da NF-e e o código de barras
  • Documento em formato JPG com tamanho 339 x 114 pixels
  • Data e horário de saída da mercadoria
  • Placa do veículo
  • Transportadora
  • Natureza da operação
  • Descrição das mercadorias

O layout padronizado também é uma obrigatoriedade e precisa ser seguido. O modelo está disponível no Manual de Integração – Contribuinte, que você pode encontrar no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Caso você tenha outras informações adicionais para colocar no DANFE, lembre-se que elas devem ocupar até 50% do verso do documento.

E se você está insatisfeito com o sistema de gestão da sua empresa ou está à procura de um, aqui na DLL Automação, nós contamos com o C-Plus, um software que para melhorar o dia dia das empresas, desenvolveu módulos específicos para NF-e e DANFE.

Gostou de nosso conteúdo?
Quer receber no seu e-mail?
Pressione o botão ao lado >>

https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo7.png
https://dllautomacao.com.br/wp-content/uploads/2017/03/logo_white.png
Blogs

Se você desejar você pode receber nossa comunicação de vez quando contendo conteúdo específico de nossa indústria, novidades e atualizações do mundo empresarial. Nada de spam. Só conteúdo relevante.

DLL Automação

Uma das empresas pioneiras no ramo no Rio de Janeiro, nós nos dedicamos a servir outras a empresas a efetivamente implantar e manter funcionais – com o mínimo de intervenção – sistemas de automação comercial para que empreendedores possam se concentrar em seu “core business” e ganhar dinheiro.

Fale com a gente! (21) 2494-2280

Desenvolvido por www.is21.com.br Hxis Technology

Abrir bate-papo
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá!
Podemos ajudá-lo?